Mangá brasileiro ‘Lampião’ é o mais vendido na Amazon Brasil

Engana-se quem pensa que os mangás são criados exclusivamente por japoneses. O mangá brasileiro 'Lampião' foi líder de vendas no país.

Os mangás são muito conhecidos pelo estilo próprio de desenho e forma como as histórias são contadas e lidas. Isso se deve ao fato de serem basicamente quadrinhos japoneses. No entanto, ao longo dos anos, a sua popularidade aumentou ao ponto de tornar-se uma categoria nova.

Além disso, há toda uma forma de se escrever e montar a paginação da história. Isso acontece porque, no Japão, a leitura é feita da esquerda para a direita, diferente do modo ocidental de leitura.

Mas então, como já dito, os mangás deixaram de ser uma exclusividade dos japoneses e passaram a ser uma forma de se criar histórias. Portanto, brasileiros também podem escrever, desenhar e publicar mangás.

Não apenas podem, como o fizeram! Temos o caso, por exemplo, da grandiosa “Turma da Mônica”, que ao passar para a fase jovem, transformou suas revistas em um formato de mangá, com traços típicos desta categoria e coloração preto e branco.

No entanto, como a própria revista apresenta, o seu sentido de leitura ainda é o ocidental, da direita para a esquerda, apesar de todos os outros traços de mangá. Mas a “Turma da Mônica” não é o único exemplo brasileiro, pois temos também o mangá “Lampião”.

‘Lampião’ fica em primeiro lugar nos mais vendidos da Amazon

Esse mangá foi escrito e ilustrado pelos brasileiros Carlo Eduardo e Heitor Amatsu. A obra foi catalogada como um mangá shonen, que é basicamente um mangá de “ação”. Outras obras que configuram-se como shonen são “Naruto”, “Dragon Ball”, “One Piece” etc.

Mas por que é importante saber a catalogação desse mangá? Pelo simples fato de que ele é o mangá mais vendido no Brasil pela Amazon! E quando falamos de mangás shonen, isso significa que ele ficou à frente de obras que estão em alta na atualidade, como “Kimetsu no Yaiba” e “Chainsaw Man”.

“Kimetsu no Yaiba” já está em sua terceira temporada e conta com uma grande quantidade de fãs apaixonados pela obra. Por outro lado, “Chainsaw Man” adquiriu muita popularidade graças à sua história e, mais recentemente, com o lançamento da primeira temporada de seu anime.

Então, ver uma obra brasileira em primeiro lugar, ganhando de grandes nomes como esses, é realmente um grande passo para uma maior valorização dos títulos nacionais. Logo abaixo, você pode ver uma captura de tela da página de “Mais Vendidos” da Amazon Brasil. Na lista, outro nome que aparece é o mangá “The Promise Neverland”.

Foto: amazon.com.br/ Screenshot
você pode gostar também