Mais de 20 mil objetos incas são encontrados no lago sagrado Titicaca
O lago vem sendo estudado desde 2012, e as recentes descobertas surpreenderam!
O Lago Titicaca foi o local do antigo Império Inca andino, que em seu auge, no início do século XVI, controlava o território entre o que hoje é a Colômbia e a região chilena.
Os incas construíram mais de 80 templos e outras estruturas na Isla del Sol, ao sul do lago boliviano, onde, segundo seu mito de origem, nasceram o deus sol e seus primeiros ancestrais. Saída de uma rocha, os incas imergiam suas oferendas na água enquanto rezavam fervorosamente.
O Titicaca é interessante para os habitantes das nove ilhas artificiais de Uros. As ilhas se tornaram uma grande atração turística no Peru, atraindo turistas da cidade peruana de Puno.
Outra ilha, Taquile, com comunidades indígenas, recebe muitas visitas de turistas. Os habitantes de Taquile são conhecidos por seus tecidos artesanais, considerados entre os manufaturados de melhor qualidade no Peru.
O Lago Titicaca é alimentado pelas chuvas e pelo derretimento das geleiras nas montanhas que margeiam o planalto. Cinco grandes rios também desembocam no Lago Titicaca.
Em ordem de tráfego, são: Ramis, Coata, Ilave, Huancanz e Suchez. O Lago Titicaca, alimentado por mais de 20 outros riachos menores, abriga 41 ilhas, algumas das quais densamente povoadas.
O estudo aponta que esses assentamentos existiam na área antes mesmo da época pré-colombiana, e que essas estruturas de água foram construídas por questões de segurança. Em outras palavras, as ilhas foram construídas nas águas cheias do Lago Titicaca para se isolar da costa e proteger seus habitantes.
Descobertas recentes
Devido a suas descobertas, o projeto Titicaia consiste na construção de um Museu Subaquático da UNESCO. Isso porque uma caixa de oferendas foi encontrada quase que intacta, após cinco séculos debaixo d’agua.
O povo inca depositou miniaturas de lhama e folhas feitas de ouro. Um sinal muito forte de poder e religiosidade cultural da época.
A nova operação realizada no lago sagrado contou com a ajuda de habitantes locais e autoridades, e rendeu excelentes resultados. Foram descobertos 25 novos sítios submersos, incluindo santuários, oferendas e moradias. Foram contabilizados mais de 20 mil objetos para serem estudados.
É lindo ver a história da humanidade assim, não é? Agora é proteger essa descoberta, para que os artefatos não sejam saqueados.