Maior sucesso do rock surgiu como preenchimento de álbum; conheça a história
Um dos maiores clássicos do rock só foi lançado para preencher um álbum; entenda como isso aconteceu.
Não são muitos estilos musicais que podem se vangloriar por possuir tantos clássicos imortais quanto o rock. Entre tais clássicos, está a música “Smoke on the Water“.
Esta é uma das composições mais icônicas da banda britânica Deep Purple. A música possui um dos riffs de guitarra mais inconfundíveis e reverenciados de todos os tempos.
A canção foi lançada em 1972, como faixa do álbum “Machine Head”, tornou-se uma das músicas mais famosas do século XX e permanece fazendo sucesso entre os amantes desse estilo musical até os dias atuais.
No entanto, por trás de toda a sua grandiosidade, é curioso notar que “Smoke on the Water” surgiu com uma motivação nada nobre: apenas “encher linguiça”. Isso mesmo: um dos grandes clássicos do rock só foi lançado para preencher um espaço vago no disco.
‘Smoke on the Water’ foi adicionada a ‘Machine Head’ para ‘encher linguiça’
Nesse sentido, em uma entrevista concedida à revista Classic Rock, o vocalista da banda, Ian Gillan, confessou que a música mais famosa da banda começou como uma jam e entrou na tracklist de “Machine Head” só para completar a duração padrão que um disco de vinil tinha na época.
“Foi apenas mais um riff, como ‘Into The Fire’. Não demos muita importância a isso e não estava sendo considerada uma faixa para o álbum.
Foi uma jam na primeira passagem de som. Não trabalhamos no arranjo, foi apenas uma jam. ‘Smoke…’ só entrou no álbum como uma faixa de preenchimento porque estávamos com pouco tempo.
No vinil, trinta e oito minutos [dezenove minutos de cada lado] era o tempo ideal se você queria boa qualidade, e faltavam cerca de sete minutos para o fim. Então nós pegamos a jam e colocamos os vocais nela”, declarou o cantor.
Ao que tudo indica, independente da motivação, a escolha da música foi muito bem sucedida, visto que mesmo após 51 anos, cá estamos nós, falando sobre “Smoke on the Water”.