Não perca: ‘Lua de neve’ poderá ser vista em fevereiro; veja data

Os amantes de astronomia já podem comemorar. Além de um cometa raro estar próximo, a "Lua de neve" poderá ser vista esse mês.

Em fevereiro, os entusiastas e observadores encontrarão dois eventos astronômicos interessantes: um deles é a aproximação do cometa C/2022 E3 da Terra. Ele não representa perigo e é um ponto de vista interessante para os amantes de astronomia.

Esse fenômeno ocorrerá porque o dia 14 de janeiro marcou sua aproximação do Sol, e os espectadores no hemisfério Sul poderão vê-lo a partir do próximo domingo (5).

Trata-se de um asteroide verde, e os especialistas consideram-no raro, já que a última vez que apareceu foi na época dos neandertais.

Dois fenômenos imperdíveis: cometa verde e Lua de neve

O cometa foi observado pela primeira vez em março de 2022, com uma magnitude aparente de 17,3. Além disso, foi no programa Zwicky Transient Facility (ZTF) que o descobriram, com auxílio do Telescópio Samuel-Oschin no Observatório Palomar, na Califórnia (EUA). O cometa tem um diâmetro relativamente pequeno (cerca de 1 km) e foi detectado ao cruzar a órbita de Júpiter.

E apenas alguns dias depois desse lindo fenômeno, nós teremos a “Lua de neve” ou “Lua da fome”.

Foto: pplware.sapo.pt/Reprodução

Primeira e última microlua do ano de 2023

O nome “Lua de neve” vem de uma tradição da América do Norte e da Europa. Ao contrário de alguns outros nomes de Lua cheia, como Lua de minhoca ou Lua rosa, este é autoexplicativo.

Fevereiro é o mês com mais neve na América do Norte, então as tribos nativas americanas o chamam de “Lua da Neve”. Algumas tribos também a chamam de Lua da Fome porque a caça é difícil em climas tão severos.

No próximo domingo (5), espera-se que a Lua da Neve seja particularmente brilhante e luminosa, pois é a segunda Lua cheia do ano. Outro fator que a faz ser tão especial é que ela será a última microlua deste ano!

Aliás, dizemos “microlua” quando uma Lua cheia coincide com o apogeu (o momento em que nosso satélite natural está mais distante da Terra). Para observadores, isso significa que a Lua pode parecer um pouco menor do que o normal, embora ainda assim seja bem brilhante e vistosa.

Desde tempos antigos, as Luas cheias são vistas como momentos mágicos e cheios de significado. Com esta Lua de Neve, então, não será diferente.

E, ah, aqui vai uma curiosidade: as lendas dizem que este fenômeno traz boa sorte e, quem o observar, terá seus desejos realizados. Incrível, não é mesmo?

Portanto, aproveite para dar aquela observada no céu ao longo dos próximos dias e faça os seus pedidos!

você pode gostar também