Mais um feriado vem aí: entenda a lógica por trás da data comemorativa de Páscoa
Todos os anos, a Páscoa é um dos feriados mais aguardados pelas pessoas. Contudo, poucos sabem como descobrir a data correta. Não seja assim!
Faz pouco mais de duas semanas que o Carnaval já acabou e algumas pessoas ainda estão se recuperando das festividades. Entretanto, como todos sabem, logo teremos mais um feriado muito importante não apenas pelo seu valor comercial, mas para os cristãos: a Páscoa.
O que nem todos sabem, ou ao menos não se lembram, é que tanto o Carnaval quanto a Páscoa são feriados cristãos. Isso porque o Carnaval — que é a festa da carne — marca a data de início da Quaresma, período em que não se deve ingerir carne vermelha. Já a Páscoa é a ressurreição de Cristo, a qual é precedida pela Semana Santa.
Porém, se você fez as contas, percebeu que não são 40 dias que separam ambas as datas, mas 47. O que acontece é que o fim da Quaresma ocorre no Domingo de Ramos, que marca a entrada de Jesus na terra sagrada de Jerusalém, onde é reconhecido como o filho legítimo de Deus.
A celebração, portanto, ocorre no domingo anterior à Páscoa, daí os sete dias a mais.
Como descobrir a data de comemoração da Páscoa?
O que confunde muitas pessoas, sejam elas cristãs ou não, é a data exata de quando acontece a Páscoa. Isso porque todo ano, apesar de ela sempre acontecer em um domingo, a data nunca é exatamente a mesma.
Para isso, temos de ter alguns conhecimentos relacionados a Geografia e História. Isso porque, como já foi dito, o feriado é uma comemoração cristã, “pertencendo” à Igreja Católica Apostólica Romana.
Portanto, sob ordens do Papa Gregório XIII, a Páscoa ou Ressurreição de Cristo deve ser comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia seguinte ao equinócio de primavera (hemisfério Norte)/outono (hemisfério Sul). Não entendeu nada? Sem problemas, vamos com calma!
O equinócio é a data que marca a virada de uma estação para outra, ou seja, temos quatro equinócios no ano, um para cada estação. Como todos sabem, os hemisférios Norte e Sul têm suas estações inversas devido à incidência solar ser mais forte em um ou outro.
Data da Páscoa/Ressurreição de Cristo
No entanto, os que importam aqui são o equinócio de primavera, isso para o hemisfério Norte, e o de outono, para o hemisfério Sul. Sendo assim, é importante lembrar que isso acontece no dia 20 de março de cada ano.
Portanto, para sabermos a data exata da Páscoa, temos de descobrir antes quando será a primeira Lua cheia após o dia 20, a qual, neste ano, acontece no dia 6 de abril. Assim, a Páscoa deve ocorrer no dia 9, ou seja, no domingo seguinte.
Esse processo todo é um pouco complicado mesmo, mas nada impossível de entender. Para facilitar, trouxemos a lista abaixo para você. Ela apresenta todas as datas e deixa um pouco mais claro como ocorre a contagem dos dias.
- 20 de março: equinócio de primavera (hemisfério Norte)/outono (hemisfério Sul);
- 2 de abril: domingo de Ramos;
- 6 de abril: Lua cheia;
- 9 de abril: Páscoa.
No entanto, o importante é que, neste ano, o feriado de Páscoa acontece no dia 9 de abril; portanto, fique de olho nas celebrações!