Livro de ‘Harry Potter’ comprado por centavos é leiloado por supervalor
Livro teste é original e trazia um erro na capa. Entenda mais sobre o caso!
Um exemplar de teste do inicial livro da saga de ‘Harry Potter’, adquirido por uma baixa quantia em uma loja de livros usados quase três décadas atrás, foi recentemente leiloado por um valor equivalente a R$ 91 mil.
Conforme informado pela casa de leilões britânica Hanson’s, a edição inaugural de ‘Harry Potter e a Pedra Filosofal‘, identificada como ‘cópia de prova não corrigida’ na capa, foi adquirida em 1997, junto de outros dois livros, por um total de apenas 13 centavos de libra, em uma loja no sul de Londres, Inglaterra.
A pessoa que vendeu a obra, sem ser identificada, admitiu não ter lido nem dado muita atenção ao livro ao longo dos anos.
A descoberta sobre o alto valor oferecido por colecionadores só aconteceu quando ela se deparou com informações na internet.
O livro foi colocado em leilão e, no dia 21 de fevereiro, a transação foi concluída com o martelo sendo batido.
Prova de livro foi comprada em sebo por centavos e vendida a R$ 91 mil – Foto: Hanson’s/Reprodução
Entenda o que é prova de livro
A prova de um livro é a etapa final antes da impressão em massa, na qual são avaliados layout, tipografia e formatação.
Contudo, a qualidade pode variar, como exemplificado pelo caso do livro de ‘Harry Potter’ encontrado em um sebo.
Nesse incidente, a impressão inadequada pode ter resultado em erros na produção ou em processos de baixa qualidade.
Esses defeitos podem incluir páginas fora de ordem, problemas de encadernação ou impressão desalinhada.
É crucial reconhecer que contratempos ocorrem, afetando a experiência do leitor. Assim, ao adquirir livros, especialmente em sebos, é aconselhável examinar a qualidade da impressão para garantir uma leitura mais satisfatória.
Jim Spencer, responsável pela seção de livros na casa de leilões, revelou que a página interna do título na cópia continha um equívoco ao listar o nome da autora como ‘J.A. Rowling’ em vez de J.K. Rowling. Veja na foto abaixo:
Página do livro traz ‘J.A Rowling’, em vez do nome correto da escritora: J.K Rowling – Foto: Hanson’s/Reprodução
Consumo em sebo é tendência no Brasil
A compra de livros usados em sebos no Brasil está em alta. Segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), 54% dos entrevistados já adquiriram livros usados, liderando as preferências.
Em comparação, produtos como automóveis e eletrônicos vêm em segundo lugar, com 43% e 38%, respectivamente. A pesquisa revela que 76% dos compradores de livros usados acreditam que é mais vantajoso do que comprar novos.
A busca por economia é evidente, com 65% dos entrevistados que compraram ou venderam produtos usados nos últimos 12 meses destacando a economia como principal motivador.
A maioria adquire esses livros em sites especializados (37,5%) ou através de amigos (37,2%), indicando uma mudança no panorama do consumo literário no país.