A surpreendente relação entre ‘Dungeons & Dragons’ e ‘Caverna do Dragão’

A produção, dirigida por Jonathan Goldstein e John Francis Daley, busca trazer elementos nostálgicos da série para o universo cinematográfico de 'Dungeons & Dragons'.

Cena do filme Dungeons & Dragons
Imagem: G1/Reprodução

O clássico “Caverna do Dragão” mora no coração de muitos adultos até hoje. O desenho foi um sucesso nos anos 1980, com suas três temporadas. Mas o que muitos não imaginam é que o filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” presta uma homenagem a “Caverna do Dragão”.

Inclusive, alguns fãs da série perceberam referências. Entretanto, aqueles que nunca assistiram ao desenho nem faziam ideia de que o filme tinha relação com a antiga série.

De clássica animação a um dos grandes lançamentos do cinema em 2023

O primeiro ponto a esclarecer é que o filme e o desenho são parte de uma mesma franquia. Desse modo, os dois têm como base o RPG “Dungeons & Dragons”, que virou febre entre crianças e adolescentes no final dos anos 1970 e início dos 1980.

O game se tornou tão famoso que a emissora CBS comprou uma série animada produzida pela TRS (publicadora do jogo), juntamente com um braço da Marvel com foco em animações, a Marvel Productions.

Além disso, conta com o auxílio do estúdio de animação japonês Toei Animation, que já produziu animações como “Dragon Ball” e “One Piece”.

Como resultado dessa forte união, surgiu o desenho animado que chegou ao Brasil com o título de “Caverna do Dragão”, mas que no original se chama “Dungeons & Dragons“.

O seriado chegou ao fim depois de três temporadas e 27 episódios. Infelizmente, a animação acabou sem ter um final definitivo, mas isso não impediu que a produção marcasse gerações de fãs e admiradores por todo o globo.

O carinho que se manteve vivo passou de geração para geração, inspirou quadrinhos, colecionáveis, cards de “Magic: The Gathering” e até games.

Caverna do Dragao
Imagem: Caverna do Dragão/Reprodução

Como ‘Caverna do Dragão’ foi parar em ‘Dungeons & Dragons’?

Praticamente quarenta anos após o final do desenho, o filme “Honra Entre Rebeldes” surgiu de uma adaptação do RPG “Dungeons & Dragons”. A produção do longa-metragem trouxe muitos elementos do universo de “D&D”, e é aí que entra “Caverna do Dragão” em toda essa história.

Durante uma entrevista para o canal do YouTube NerdBunker, o diretor e roteirista John Francis Daley contou que a ideia de incluir personagens da animação apareceu justamente da popularidade da produção, que beneficiou na divulgação do universo do jogo.

“Nós sabíamos que precisávamos representar essa animação dos anos 80, que é tão querida pelas pessoas. Colocá-los no filme foi uma decisão muito consciente.”

O produtor Jeremy Latcham contou que equipe de produção e criação do filme percebeu a ótima escolha que fizeram quando o grupo vestido como Hank, Eric, Diana, Sheila, Presto e Bobby chegou. Segundo ele, os personagens conseguiram até parar as gravações:

“Nós gravamos o filme na Inglaterra, e a animação é incrivelmente popular por lá. Foi incrível quando os atores chegaram ao set de filmagem, todos na equipe pararam o que estavam fazendo e ficaram muito empolgados. Foi um momento mágico, você percebia que todos ficaram animados com aquilo.”

Alguns anos antes da produção do filme, os personagens da “Caverna do Dragão” em versão live-action também foram vistos. Isso porque a montadora de veículos Renault utilizou os heróis em um comercial para promover um de seus veículos. A propaganda é de 2019, e você pode ver o comercial a seguir:


Quando perguntado se a propaganda teve influência na produção do filme de “Dungeons & Dragons”, o diretor Jonathan M. Goldstein afirmou que esse não foi o caso. Entretanto, admitiu que viu o vídeo e que pôde usá-lo em um quesito.

“Não diretamente. Mas foi um ótimo exemplo de como podemos pegar ‘Dungeons & Dragons’ e o atualizar, o deixar mais moderno e com efeitos visuais profissionais. Foi o que quisemos fazer com esse filme.”

O filme “Dungeons & Dragons: Honra Entre Rebeldes” teve seu lançamento no último dia 13, e a cena com participação dos personagens de “Caverna do Dragão” pode ser conferida a seguir:

você pode gostar também