Kindle de leitora é invadido por formigas, que compram livros

A jornalista ficou desesperada devido aos seus e-books presentes no aparelho

Uma história bastante incomum aconteceu com Mariana Lopes Vieira. Após deixar seu Kindle de lado por algumas semanas, o encontrou cheio de formigas, que invadiram o aparelho e até fizeram algumas compras de e-book.

Leia mais: Como ativar o modo escuro no Kindle? Confira

Sua amiga, Fabiane Guimarães, resolveu postar a história no Twitter, o que causou pânico em alguns usuários e se tornou um assunto muito comentado na rede social.

Além de tudo isso, as formigas teriam comprado dois livros, pois a leitora havia ativado a opção de “comprar com um clique” na loja digital. As duas compras dos insetos teriam dado R$ 80, a opção teve que ser desativada via computador, para evitar mais gastos.

No TikTok, outro relato similar ganhou notoriedade, dessa vez, acontecendo com Renata Alves. Ela postou um vídeo mostrando o ninho de formigas dentro do aparelho, que teve que abrir para conseguir retirar os insetos. Renata conseguiu fazer seu aparelho funcionar novamente, após muito trabalho para extermínio das formigas.

Neste caso, nenhum livro foi comprado, mas a leitora afirma que as formigas estavam passando as páginas do livro automaticamente. Isso acontece porque o aparelho utiliza um visor sensível ao toque, que pode ser ativado por qualquer ser vivo e, como a quantidade de formigas era grande, o sensor entendeu como um clique. Isso quem explica é Rafael Rech di Muzio, que é graduado em Engenharia Mecatrônica.

Segundo Rafael, é difícil esse tipo de inseto gerar danos muito graves aos aparelhos, mas é melhor ficar de olho para incômodos como estes não acontecerem.

Para tirar os insetos dos aparelhos, Mariana colocou seu Kindle em um saco plástico e congelou as formigas na geladeira, já Renata, abriu o aparelho e aplicou inseticida.

Porém, nenhuma destas formas é recomendável para retirar insetos do interior de um Kindle, pois pode acabar danificando o aparelho. De acordo com o engenheiro, o melhor a ser feito teria sido utilizar um pincel ou um compressor de ar, obrigando os animais a saíres de dentro do aparelho.

Ao ser questionada, a Amazon disse que os e-books comprados por engano podem ter reembolso após 7 dias da compra – o que foi feito por Marina – e que o indicado é deixar o aparelho longe de locais que possam ter insetos.

Já Marina indica aos leitores não deixarem seus Kindles parados, optando sempre por ler os livros presentes nele.

você pode gostar também