Kendrick Lamar faz uso de deepfake em seu novo videoclipe

A nova faixa é pertencente ao recente álbum do rapper

Recentemente, foi lançado o novo clipe de sua música “The Heart Part 5”, pelo rapper Kendrick Lamar. No vídeo, o cantor se transforma em Will Smith e alguns outros famosos, isso só é possível por intermédio da tecnologia deepfake.

Leia mais: Mais uma integrante da família Presley aprovou a cinebiografia do cantor

Durante o vídeo, o rapper faz menção de alguns tópicos enfrentados pela comunidade negra dos EUA. Como complemento, usa a imagem de inúmeros artistas que possuem a pele negra, a fim de retratá-los.

A gravação foi acompanhada e dirigida pelo próprio artista, em união com o produtor Dave Free. As suas ideias giraram em torno da remontagem dos rostos de forma digital.

Essa tecnologia possui por base a inteligência artificial, a qual necessita de algumas fotos e vídeos para escanear o comportamento do indivíduo, suas expressões faciais, detalhes específicos na voz e muito mais, sendo capaz de gerar um vídeo falso de qualquer pessoa.

Redes sociais, como o Facebook, estão detectando tais recursos e os excluindo, para que não venham ser utilizados como uma arma de enganação nas plataformas.

No que diz respeito ao clipe, o artista primeiramente se transforma no ex-jogador O.J. Simpson, julgado por assassinato da esposa em meados de 1990. Em sequência, se transforma em Kanye West, responsável por estar envolvido em grandes polêmicas.

Nas demais partes do vídeo, o deepfake entra em ação e transforma Lamar em Jussie Smollett e, por fim, Will Smith, protagonista de inúmeras manchetes, quando proferiu um tapa em Chris Rock.

Confira o clipe na íntegra:

você pode gostar também