Jogos em 1ª ou 3ª pessoa: qual a preferência dos jogadores? Estudo revela padrão

Você prefere jogos em primeira ou em terceira pessoa? Descubra o que diz um estudo detalhado sobre o assunto!

Você já se perguntou por que alguns jogadores preferem jogar videogames em terceira pessoa e não em primeira? Será que isso tem a ver com a idade, o gênero ou o estilo de jogo? Continue a leitura para entender o que leva alguém a escolher uma perspectiva ou outra na hora de se divertir com os mais variados games.

Videogames em primeira ou em terceira pessoa?

Primeiramente, o que são jogos em primeira pessoa? São aqueles em que você vê o mundo pelos olhos do seu personagem, sem ver seu corpo na tela. Você tem uma visão mais imersiva e realista do ambiente, mas também mais limitada do que está ao seu redor. Alguns exemplos são “Call of Duty“, “Doom” e “Half-Life”.

Agora, em terceira pessoa são aqueles em que você vê o seu personagem na tela, geralmente por trás ou acima dos ombros. Você tem uma visão mais ampla e panorâmica do cenário, mas também uma visão mais distante e menos envolvente. Exemplos de jogos em terceira pessoa são “God of War“, “Assassin’s Creed” e “Uncharted”.

Qual a preferência dos jogadores?

Um estudo da empresa Quantic Foundry, em 2016, analisou os dados de mais de 140 mil jogadores e revelou que a preferência por jogos em primeira ou terceira pessoa varia de acordo com a idade, o gênero e o tipo de jogo.

Segundo o estudo, os jogadores mais jovens tendem a preferir jogos em primeira pessoa, enquanto os jogadores mais velhos preferem em terceira pessoa.

Isso pode ser explicado pelo fato de que os jogos em primeira pessoa exigem mais habilidade motora e reflexos rápidos, que diminuem com a idade, enquanto aqueles em terceira pessoa exigem mais estratégia e planejamento, que podem aumentar com a experiência.

O estudo também mostrou que os homens preferem mais games em primeira pessoa em relação às mulheres. Isso pode se relacionar com as diferenças de personalidade e motivação entre os gêneros.

Isso porque os homens tendem a buscar mais desafios e competição nos jogos, que são características mais presentes nos games em primeira pessoa. Já as mulheres buscam mais fantasia e imersão, que são características mais presentes naqueles em terceira pessoa.

Por fim, o estudo revelou que a preferência pela perspectiva também depende do tipo do jogo. A maioria prefere a jogabilidade em primeira pessoa quando se trata de jogos de tiro, com uma preferência também por essa câmera no gênero de terror e sandbox.

Já em games de ação e aventura, RPG e MMORPG, a grande preferência é por experiências em terceira pessoa.

você pode gostar também