João Gordo acusa Globo de plágio e briga por nome de programa

Programas com formatos semelhantes geram conflito na indústria televisiva brasileira; entenda.

Um recente lançamento no canal GNT, pertencente ao grupo Globo, trouxe à tona uma disputa envolvendo o nome “Panelaço”.

O programa, apresentado por Ana Clara, combina culinária e bate-papo, sendo transmitido ao vivo de segunda a sexta-feira. No entanto, a originalidade do formato e do nome do programa tem sido questionada por João Gordo, músico e líder da banda Ratos do Porão.

João Gordo diz que Globo plagiou seu programa

João Gordo tem comandado uma série de episódios em seu canal no YouTube também intitulada “Panelaço”, seguindo uma proposta bastante semelhante à estreia do Grupo Globo.

A polêmica começou quando João Gordo acusou o GNT de apropriar-se do nome e formato de seu programa.

Em um tweet, ele questiona se a Globo tem o hábito de “roubar programas de outras pessoas” e afirma que o seu “Panelaço” existe desde 2014, com o mesmo formato que a emissora propôs.

Ana Clara, a apresentadora do programa no GNT, afirmou que a ideia para o “Panelaço” foi concebida por Boninho, renomado diretor da Globo, e que as gravações tiveram início em abril deste ano, de acordo com o GShow.

Curiosamente, em agosto de 2023, a Globo registrou a marca “Panelaço Ao Vivo”, efetuando o pagamento de uma taxa no valor de R$ 415.

Contudo, o canal de João Gordo no YouTube não possui tal registro, conforme apurado pelo Observatório da TV. Aqui, é importante mencionar que o Estúdios Panelaço, projeto de João Gordo, foi iniciado em 2014.

Até o momento desta publicação, a Globo não emitiu nenhum comunicado oficial sobre a controvérsia relacionada ao nome e formato do programa “Panelaço”.

A disputa ressalta os desafios enfrentados quando projetos compartilham conceitos semelhantes e destaca a importância do reconhecimento da originalidade de cada iniciativa.

Em um cenário televisivo brasileiro cada vez mais competitivo, com a audiência atenta a produções de culinária e entretenimento, o conflito entre o GNT e João Gordo pela marca “Panelaço” adiciona uma nova camada de intrigas, à medida que ambos buscam preservar a singularidade de suas criações.

você pode gostar também