O jejum intermitente é uma forma saudável de perder peso?
Circulam na internet formas de melhorar sua condição física com técnicas milagrosas. Entre elas, o jejum intermitente é saudável e seguro?
Muitas pessoas não estão satisfeitas com seu corpo ou buscam uma forma mais saudável de se alimentar. Desse modo, acabam se apoiando em dietas milagrosas ou em uma rotina muito pesada de exercícios físicos sem permitir que o seu corpo se recupere ou se adapte.
Esse tipo de tentativa por vezes leva a uma piora da situação, em vez de se obter o objetivo esperado. Entre as tentativas, uma prática também muito associada à perda de peso é o jejum.
Normalmente, o jejum trata-se da prática de se privar de algum tipo de alimento ou de passar dias sem se alimentar. Esse método é usado por pessoas que buscam perder peso, mas, em alguns casos, também pode ser visto sendo praticado com intuito religioso.
Sim, o jejum intermitente é um meio de alimentação saudável
O jejum possui atualmente uma nova forma de ser realizado, conhecido como jejum intermitente. Esse, por sua vez, trata-se de não privar-se de nenhum alimento, mas de privar o tempo de sua alimentação.
Mas como isso funciona? Bom, o jejum intermitente é praticado mais comumente com 16 horas de repouso entre as alimentações.
Sendo assim, o indivíduo praticando o jejum intermitente se alimentará apenas no período das 11h às 19h por exemplo, cumprindo assim as 16 horas de jejum. Obviamente esse é só um exemplo, quem optar por realizar o jejum pode adaptar os horários para aqueles que vão dar mais conforto.
Os especialistas que estudam o jejum intermitente indicam que as pessoas dispostas a realizá-lo devem começar com 14 horas ou menos de jejum, e gradualmente aumentar o período sem alimentação.
Além disso, como é de se esperar, o período em que a alimentação é permitida não deve ser utilizado para comer tudo que vier pela frente, mas sim manter uma alimentação balanceada e saudável, contudo não é necessário privar-se de qualquer tipo de alimento.
Quais são os benefícios do jejum intermitente?
A principal característica do jejum intermitente é permitir que o corpo da pessoa que o realiza tenha tempo para livrar-se de substâncias indesejadas e fazer o devido ciclo de limpeza do organismo, inclusive das células mortas.
Posto isso, segundo Dr. Jason Fung (nefrologista e especialista no sistema urinário) e Ana Allidina (nutricionista e especialista em nutrição), pessoas que realizam o jejum intermitente sentem-se com mais energia e disposição para o dia.
Além disso, o jejum pode oferecer uma perda de peso moderada ou leve, dependendo da disposição do praticante para a perda de peso.
O corpo, ao não receber novos níveis de açúcar, recorrerá à gordura para seu abastecimento, conhecido como troca metabólica.
Logicamente, esse tipo de jejum não é indicado para todas as pessoas, não sendo indicado para gestantes, crianças, pessoas abaixo do seu peso adequado ou com algum nível de desnutrição, pessoas com algum tipo de transtorno alimentar e mulheres em fase de amamentação.
Sendo assim, caso tenha interesse em começar o jejum intermitente, primeiramente deve-se consultar um profissional especializado e fazer os testes necessários para a devida prática do jejum.