James Cameron explica ERRO no lançamento de ‘Exterminador do Futuro 2’
Falha na produção não impediu a sequência de conquistar quatro estatuetas do Oscar. Saiba mais.
“Hasta la vista, baby”! Até quem não sabe espanhol conhece essa frase. Com seu jeito icônico e robótico, Arnold Schwarzenegger imortalizou essa sentença com seu personagem T-8000 em “Exterminador do Futuro 2“. No entanto, nem tudo são só maravilhas para essa sequência de James Cameron.
Só para contextualizar, no primeiro filme, o personagem de Schwarzenegger é um ciborgue fatal que viaja no tempo com um propósito: matar Sarah Connor e impedir que seu filho John nasça.
A morte de seu filho é vital para que evitar a revolução que destruirá a Skynet, uma inteligência artificial que pretende exterminar toda a humanidade.
Então, sete anos mais tarde, James Cameron revisita esse universo e lança uma sequência. Mas o que podemos esperar do segundo filme? Ou melhor: o que um diretor pode fazer para surpreender seu público com um filme que já fez muito na sua primeira tentativa?
Rufem os tambores! A solução é um plot-twist. Isso mesmo! Vamos fazer o vilão se tornar o herói da história.
O erro de ‘Exterminador do Futuro 2’ foi entregar demais
Até aí, tudo sensacional, não tem como dar errado, os Óscares vêm. Porém, infelizmente, nada é tão capaz de destruir um bom plot-twist como um grande spoiler, não é mesmo?
Em uma época na qual não havia internet (sim, esse tempo existiu), como isso poderia acontecer? Tudo culpa do trailer! No entanto, James Cameron explica:
“Esse não é um plot-twist como em ‘O Sexto Sentido’, que é revelado no final do filme. Ele é apresentado como protetor no primeiro ato.
Acredito que no momento de liderar e apresentar um projeto, é preciso usar o elemento mais forte da história para vender o filme.”
Ele acrescenta que a intenção de revelar a surpresa era chamar atenção dos espectadores a fim de intrigar a audiência e trazer de volta o Exterminador do primeiro filme como um herói na sequência.
Por fim, apesar dos pesares, isso acabou dando certo. A sequência conseguiu conquistar quatro Óscares nas seguintes categorias: Melhor Maquiagem e Penteados, Melhor Som, Melhor Edição de Som e Melhores Efeitos Visuais.