‘Feminista hardcore’: James Cameron opina sobre papel da mulher no cinema

Diretor aponta muitos aspectos importantes a serem abordados além da substituição do gênero de personagens.

Quando se fala em grandes produções cinematográficas, um dos primeiros nomes citados é o de James Cameron. Além de incríveis criações, o diretor costuma apresentar uma equipe de elenco com nomes fortes da atuação.

Acompanhe a leitura e entenda a opinião do cineasta sobre o papel da mulher no cinema.

Papel feminino nos filmes de Cameron

A pauta da igualdade entre gêneros sempre esteve presente nas falas de James Cameron. Muito além de criar personagens femininas fortes para as suas produções, ele também costuma elencar atrizes para papéis culturalmente masculinos.

Assim, Cameron destaca a importância feminina em suas produções, não só pela presença nos filmes, mas também por representarem personagens diferentes dos comumente associados a elas.

Na concepção do diretor, garantir o espaço feminino vai muito além de mudar o gênero do protagonista, pois existem diversas pautas importantes que devem ser abordadas ao longo de uma produção. Por esse fato, Cameron se intitula como um “Feminista Hardcore”.

Cameron afirmou em entrevistas de divulgação do filme “Avatar 2” que, ao construir o roteiro, imaginou de que forma poderia representar uma mulher guerreira diferente das versões já conhecidas pelo público.

Foi então que ele decidiu colocar uma personagem grávida de seis meses em um campo de batalha. Segundo ele, esse é uma vivência feminina pouco discutida no universo das heroínas.

James Cameron
Fonte: Reprodução

Além do posicionamento nas suas próprias produções, Cameron sempre comenta sobre a importância da percepção feminina nos filmes de super-heróis e a necessidade de mais diretoras nos sets.

Já era possível identificar a construção de uma personagem feminina forte que questionava os comportamentos machistas e lutava em busca dos seus desejos, mesmo com todas as dificuldades, desde a sua grande produção, “Titanic”, que ganhou 11 Oscars.

O diretor afirma que o filme conta a história de Rose, uma mulher que expõe os seus pensamentos e convicções. O seu romance com Jack é apenas parte do processo, mas o foco principal é a construção dela como mulher forte ao longo de todos os acontecimentos e após a morte do amado.

você pode gostar também