Itaú adota novo visual e é comparado ao Banco Inter
Especialmente devido ao uso da cor laranja, o recente redesenho da logomarca do Itaú gerou comparações com a identidade visual do Banco Inter.
A identidade visual de uma marca é uma das ferramentas mais importantes para sua identificação e reconhecimento no mercado.
O Itaú, um dos maiores bancos do Brasil, recentemente lançou uma nova identidade visual que gerou um intenso debate e chamou a atenção do público e especialistas em design.
A nova imagem traz semelhanças surpreendentes com o logo de outro banco renomado, o Inter, isso levanta questionamentos sobre originalidade, estratégia de branding e os possíveis impactos da similaridade na percepção dos consumidores.
Nova logomarca do Itaú é comparada com a do Inter
Antes e depois das logomarcas do Banco Itaú – Imagem: Seu Dinheiro/Reprodução
O Itaú, em celebração ao seu centenário, lançou uma nova expressão de marca e conceito institucional chamado ‘Feito de Futuro’, ao convidar as pessoas a refletirem sobre tempo, legado e longevidade.
No entanto, a mudança gerou atenção nas redes sociais, devido à semelhança do novo logotipo com a identidade visual do Inter.
O azul, preto e laranja tradicionais foram substituídos pela última cor, já usada pelo Inter, e elementos como tipografia e contornos mais arredondados do novo logotipo foram comparados à identidade da fintech.
O Itaú, porém, defendeu sua escolha de mudança e destacou no site Seu Dinheiro que o laranja faz parte da história do banco há 40 anos.
“A essência da marca Itaú foi construída ao longo de décadas e com o brilhantismo de grandes nomes, como Francesc Petit, que introduziu o laranja na identidade nos anos 70, e Alexandre Wollner, que destacou o laranja em nossas agências, nos anos 80, e sistematizou a marca com consistência e escala”, afirmou o banco.
Já Eduardo Tracanella, diretor de Marketing do banco, enfatizou a importância de a marca mudar conforme seus clientes também passam por transformações.
“A vida dos nossos clientes está sempre em movimento, e o Itaú evolui junto com eles. Temos promovido uma intensa agenda de transformação no nosso negócio e na forma de entregar mais valor. Chegou o momento da nossa marca refletir tudo isso”, ressaltou Tracanella.