Imposto de Renda 2023: 6 dicas infalíveis para AUMENTAR sua restituição
Confira se você possui direito à restituição do Imposto de Renda 2023, as datas e descubra como você pode aumentar o valor a ser recebido.
A restituição do Imposto de Renda (IR) é a devolução de uma parte do imposto que foi pago pelo contribuinte. Toda pessoa que declara o IR tem direito à restituição. Este é o valor que a Receita Federal devolve à pessoa que pagou mais impostos do que deveria durante o ano.
Quem tem direito?
Tem direito à restituição as pessoas com modelo de tributação do emprego e também através das despesas dedutíveis declaradas pelo próprio indivíduo. Existem pessoas que possuem muitas deduções a fazer, como aquelas que gastam com exames médicos e medicamentos, por exemplo.
A partir do dia 15 de março, será possível apresentar a Declaração do Imposto de Renda e, como a data está cada vez mais próxima, nesta matéria listamos alguns meios que podem aumentar a sua restituição.
Como aumentar a restituição do IR?
1. Educação
É preciso ressaltar que esses gastos não podem ultrapassar o valor de R$ 3.561,50 por dependente. Segundo a Receita Federal, deduções referentes à educação são apenas válidas para escolas e faculdades, deixando de fora cursos de idiomas e aulas particulares.
2. Saúde
Aqui não há um limite predeterminado. Tudo o que for relacionado à saúde, como exames médicos, consultas e atendimentos, entra na restituição. Porém, para que a dedução seja válida, é preciso guardar os recibos ou notas emitidas das consultas.
3. Doações
Doações para instituições filantrópicas aprovadas pelo Poder Público também entram para o cálculo das deduções. Ou seja, se você fez alguma doação para intuições como essa, tem o direito à restituição. Porém, a Receita permite que o contribuinte doe apenas 6% deste valor para causas sociais.
4. Dependentes
Caso você tenha filhos, enteados, parceiro ou qualquer pessoa que dependa de você, eles podem ser incluídos na declaração do Imposto de Renda para aumentar o valor da restituição.
Fique atento às datas para a entrega da declaração. Lembrando que o prazo começa no dia 15 de março e vai até 31 de maio. A Receita Federal tem como expectativa receber até 39,5 milhões de declarações neste ano.