iOS 17 ultrapassado? Dois novos recursos do sistema já existiam no Android
Desde o Android 12, as ferramentas já estavam disponíveis aos usuários deste sistema operacional, mas só agora chegarão aos fãs da Apple. Veja quais são elas.
Desde seu primeiro lançamento, em 2007, a Apple revolucionou o mercado de smartphones para sempre, com um aparelho repleto de funcionalidades e um sistema operacional único, o iOS. Com o tempo, concorrentes foram surgindo, mas a empresa se manteve líder no mercado durante mais de uma década.
Atualmente, os iPhones da companhia já possuem fortes competidores. Os celulares Android, por exemplo, superam-se em alguns quesitos. Isso se deve, principalmente, ao fato de haver constantes atualizações dos sistemas, que adicionam novos recursos a cada lançamento.
Contudo, a empresa fundada por Steve Jobs busca a melhoria contínua e, agora, lançará duas novas ferramentas em seu novo iOS 17, além de uma série de outros recursos, mesmo que já estejam presentes nos celulares Android mais recentes.
Novo iOS receberá dois recursos antigos do Android
Foto: Whatgadget/Reprodução
A reconhecida marca da maçã anunciou, na sua conferência de desenvolvedores deste ano, a WWDC 2023, a sua versão mais atualizada do sistema operacional, o iOS 17, trazendo inovações para os smartphones da empresa.
Entre muitas novidades, como a adição de um plano de fundo personalizado para os contatos, modo standby com opções interativas e transcrição de áudio em texto, também haverá dois recursos que já existiam em versões antigas dos celulares Android, desde a versão 12, sendo a mais atual a Android 14.
Estamos falando de duas aplicações muito úteis: o suporte da Siri (assistente virtual da Apple) em mais de um idioma e a captura de tela com rolagem.
Siri bilíngue e screenshot de tela inteira
No novo iOS 17, cuja versão beta já está em teste, a Siri, visando competir com as inteligências artificiais do Google e da Amazon, agora pode entender e ser configurada em dois idiomas simultaneamente. Contudo, ainda não há muitas informações sobre a aplicabilidade em mais idiomas.
O outro segredo da Apple é que as capturas de tela de rolagem estarão disponíveis. Isto é, será possível tirar um print de toda a tela do aparelho, sem limitação do que aparece no momento da captura.
Foto: Apple/Reprodução
A novidade é que as capturas poderão ser salvas em formato de imagem, não apenas em PDF. Para fazer isso, basta tirar um printscreen da forma comum, pressionando simultaneamente o botão de aumentar o volume e o lateral referente ao bloqueio e desbloqueio.
Para isso, basta clicar na imagem flutuante no canto inferior e selecionar a opção “Página inteira”. Isso realizará uma captura completa da página, o que permite ao usuário escolher entre salvar como PDF ou imagem.
Mais novidades e lançamento
O iOS 17 ainda não está disponível para todo o público, mas existe a possibilidade de ser lançado com o iPhone 15, em meados de setembro deste ano.
Além das novidades mencionadas, o sistema operacional da Apple terá uma nova maneira de compartilhar dados, chamada AirDrops. Com uma simples aproximação de dois celulares com iOS 17, será possível compartilhar conteúdos de vídeo, fotos, e-mails e o plano personalizado de cada usuário.
A criação de stickers tornou-se mais simples com o “Live Sticker”, que permite criar figurinhas na hora a partir de uma imagem da galeria. Espera-se que o lançamento inove a experiência dos usuários, de forma a atender às necessidades que o Android já oferece, e possivelmente até superá-lo.