Investimento pesado: como Xbox planeja superar PS5 e Switch?
Estratégia sugere mudança importante nas diretrizes do negócio para contrapor ao grande diferencial dos concorrentes.
A disputa no mercado de consoles segue a todo vapor, mas o Xbox, apesar do sucesso, ainda não consegue bater de frente com os rivais PS5 e Nintendo Switch.
Desde que foi lançado em 2020, o Xbox Series X/S vendeu cerca de 20 milhões de unidades, conforme dados da Microsoft.
Já o PlayStation 5, da Sony, conseguiu o dobro (40 milhões) e o Nintendo Switch chegou a 30 milhões, somente no Japão.
Segundo especialistas, as estratégias de negócio das três empresas explicam a evolução dos números.
O Xbox conta com uma boa infraestrutura e uma ótima plataforma de jogos online, mas PS5 e Nintendo Switch saem na frente, quando se trata de jogos exclusivos e hardware potente.
Impasse da Xbox
Xbox pretende mudar estratégia para avançar no mercado de consoles – Foto: Reprodução
Na visão da Microsoft, manter a exclusividade de jogos como ‘Starfield’ e, ao mesmo tempo, flexibilizar o acesso a outros lançamentos seria uma possível saída para reverter o quadro.
Apesar disso, a empresa precisa lidar com um impasse gerado pelo grande diferencial da Nintendo e da Sony: o hardware. Pelo resultado das vendas, já é possível concluir qual tem sido a predileção dos jogadores.
O que a empresa pretende fazer?
A especulação mais recente da indústria indica que a Microsoft estaria disposta a lançar o ‘Starfield’ para PS5 e diminuir a exclusividade do game. Tal tática seria uma mudança grande no modelo de negócio da empresa.
Se tal medida for tomada, as chances de interferir nas estratégias das concorrentes e se contrapor ao diferencial de hardware dos outros consoles são altas.
A ideia da Xbox seria focar os esforços em jogos e serviços, assim como a Sega fez com o Dreamcast no final dos anos 90.
Os especialistas da área avaliam que essa seria uma forma de recuperar o tempo perdido e se posicionar melhor no mercado.
Os efeitos de uma decisão assim, claro, não surgiriam de imediato. Eles tendem a levar certo tempo, mas uma possível mudança de postura já indica o desejo do Xbox e da Microsoft de abandonarem estratégias passadas.
Em complemento a isso, espera-se um investimento massivo em grandes estúdios e no aprimoramento do Game Pass.
A longo prazo, o Xbox tem tudo para brigar pelas primeiras posições do ranking. Será que isso vai acontecer?