Cientistas finalmente descobrem o que há no interior da Lua
Resposta pode desapontar os teóricos da conspiração.
Muitas teorias circulam pelas redes sociais acerca do Sistema Solar, especialmente quando se trata da nossa Lua. A imensa bola rochosa que podemos ver quase todas as noites é o satélite natural da Terra.
E a Ciência tem como teoria que ela se formou há bilhões de anos, após enorme colisão entre um corpo celeste e o planeta Terra em formação.
Embora a humanidade já tenha pisado em superfície lunar e possua diversos robôs que são levados e trazidos com inúmeras amostras do solo, além de diversas fotos, ainda existem os que contestam esses fatos.
Teorias como a de que o homem nunca foi à Lua ou até sobre a composição interna do satélite já surgiram. Alguns afirmam, por exemplo, que ela é oca. Mas a Ciência nos diz outra coisa.
Estudo mostra como seria o interior da Lua
Segundo um estudo do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS), com publicação na revista Nature, a Lua possui um núcleo muito semelhante ao da Terra.
Com base em observações e análises sísmicas, ou seja, utilizando ondas sonoras como em um ultrassom, os pesquisadores conseguiram identificar que o núcleo é composto por metais pesados, como ferro.
Já é do conhecimento científico que a gigante rocha possui dois núcleos, um interno sólido e um externo e líquido. Porém, ainda há debates sobre a composição do núcleo interno do nosso planeta.
Assim, com base nesse estudo, os pesquisadores sugerem que há, sim, semelhanças entre os núcleos lunar e terrestre.
Como é esse núcleo?
Em uma modelagem da Lua, com base em todas as informações obtidas em missões espaciais, experimentos de cálculos de interação gravitacional e muitos outros fatores, cientistas descobriram que o raio do núcleo interno do astro celeste tem cerca de 258 quilômetros, já o externo tem cerca de 362 quilômetros.
Além disso, conseguiram concluir que a densidade do núcleo interno é de 7.822 quilos por metro cúbico. Algo que atrai os materiais mais densos para o centro da Lua, enquanto os menos densos “sobem” no processo de convecção no núcleo líquido.
Então, sim, os teóricos da conspiração estavam completamente errados. A Lua não é oca, ela não é composta por queijo e com certeza não é uma espaçonave alienígena.