Intel anuncia novo Chip BlockChain para Mineração de Bitcoins
O novo chip é 1000x mais rápido que outras GPUs
A Mineração de Criptomoedas tem ganhado uma força absurda no mercado mundial e a Intel decidiu investir ainda mais para atender e otimizar as necessidades das pessoas envolvidas nesta “engrenagem”.
Leia mais: Estranha movimentação no mercado de NFTs
Para atender à grande comunidade de mineradores de Bitcoins, a empresa anunciou um novo chip dedicado à mineração de criptomoedas e outros aplicativos de blockchain, seu lançamento será feito ainda este ano. Em nota online, a Intel informou que o chip tentará suprir as crescentes preocupações em volta da enorme energia necessária para a manutenção dos processos de mineração de criptomoedas. Por isso, afirmam que o novo chip é um “acelerador de blockchain”, com eficiência energética projetada para potencializar as tarefas de maneira eficaz utilizando muito menos energia do que as tecnologias predominantes.
“Nossos clientes estão pedindo soluções escaláveis e sustentáveis, e é por isso que estamos concentrando nossos esforços em realizar todo o potencial do blockchain desenvolvendo as tecnologias de computação mais eficientes em escala”, complementou Raja M. Koduri, vice-presidente sênior e general gerente do grupo Accelerated Computing Systems and Graphics (AXG) da Intel Corporation.
A Intel garante um ótimo desenvolvimento ao novo chip arquitetado “em um pequeno pedaço de silício”, do qual, fornecerá um desempenho 1000x melhor por watt do que as GPUs convencionais para mineração baseada em SHA-256. O primeiro lote de produção já possui compradores, a Block Inc, liderada por Jack Dorsey, será a primeira compradora do chip Intel, além da mineradora de Bitcoin GRIID Infrastructures.
Como o produto é novo, surgiu há necessidade de um suporte para essa nova tecnologia e, para isso, a Intel também disponibilizou um novo Grupo de Computação Personalizada em sua unidade de negócios AXG. A equipe estenderá o foco na criação de plataformas de silício personalizadas para o trabalho dos clientes.
A Intel complementou no anúncio que quer alavancar as tecnologias de computação em escala zetta para fornecer soluções com eficiência energética em um futuro próximo.