Inspiração no mundo real: saiba como cada jogo de 'Pokémon' se conecta a um país e cultura

Dos exuberantes cenários tropicais de Alola (Havaí) até as metrópoles de Tóquio: cada região do mundo desempenhou um papel fundamental na criação dos jogos icônicos de 'Pokémon'.

Você já sentiu como se estivesse viajando pelo mundo enquanto jogava alguns dos jogos de “Pokémon“? Isso, na verdade, é comum: as paisagens dos games têm exatamente esse objetivo, já que são inspiradas em locais reais e de tirar o fôlego.

Em todas as versões dos jogos, são criados novos locais com paisagens inéditas, sendo que muitas vezes até os próprios Pokémons são inspirados em determinadas regiões.

Ficou curioso(a) e quer saber mais sobre essa ligação? Então, confira uma lista que mostra os locais que cada geração de “Pokémon” se inspirou para dar vida ao seu respectivo jogo.

Kanto, Johto, Sinnoh, Hisui e Hoenn – Japão

Os primeiros jogos de “Pokémon” foram inspirados em diversas regiões do Japão. O jogo que mais se assemelha em arquitetura e prédios tradicionais japoneses é Johto, principalmente na Bell Tower (local em que se batalha com Ho-oh).

Seguindo esse raciocínio:

  • Kanto é inspirado em Kantō;  
  • Johto em Kansai;  
  • Hoenn em Kyushu;  
  • Sinnoh e Hisui em Hokkaido.

Além disso, é importante lembrar que a trilha sonora de Johto é considerada uma das mais bonitas de toda a franquia.

Unova – Nova York, Estados Unidos

Outro grande centro também ganhou destaque nos jogos de “Pokémon”: a área metropolitana de Nova York serviu de inspiração para criar Unova, de Black & White.

Quando observamos o mapa, percebemos que a região é separada em grandes ilhas, e a principal delas é uma versão bastante parecida com a famosa Ilha de Manhattan.  

Kalos – França

Assim como em Paris e na Provença (interior do país), a moda é algo importante e está bem presente no jogo de “Pokémon X e Y”. A cidade apresentada como Kalos foi inspirada na França.

O game permite a customização de diversas roupas, como vestidos, calças, camisas, mochilas e chapéus. Além disso, Lumiose City, cidade principal do game, apresenta uma estrutura bastante parecida com a Champs-Élysées e conta com uma torre que lembra muito a Torre Eiffel.

“Pokémon X e Y” foi o primeiro jogo que apresentou os patins, mas, além deles, ainda há a possibilidade de se obter uma bicicleta (amarela ou verde).

Alola – Havaí

Alola já é uma boa dica de qual lugar a região do jogo foi inspirada, não é? O nome lembra muito a saudação “Aloha”, usada no Havaí, e foi justamente esse local que serviu de inspiração para este game.  

Além disso, muitos Pokémons do jogo possuem nomes que remetem às palavras do dialeto de indígenas havaianos. Alola é um dos jogos “Pokémon Sun & Moon”.

Galar – Reino Unido, País de Gales, Inglaterra, Ilha de Man e Escócia

Galar foi inspirado no Reino Unido, por isso tem um mapa bastante semelhante ao país de inspiração. No jogo, existem locais em que a arquitetura medieval inglesa pode ser observada. O mapa é de “Pokémon Shield e Sword”.

Paldea – Espanha e Portugal

Inspirado na Espanha e Portugal, muitos personagens de Paldea usam palavras em espanhol, principalmente Nemona. Além disso, o jogo ainda conta com um acervo de comidas como a paella, sanduíches e outros, que foram inspirados nos países ibéricos.

você pode gostar também