Inovação: Petrobrás adota 'cachorro robô' para aperfeiçoar inspeções
ANYmal X, nome dado ao robô, é fabricado por uma empresa da Suíça. Ele é capaz de fazer averiguações de forma autônoma.
Os robôs estão a caminho da Petrobras. A companhia informou que vai investir US$ 4 milhões na aquisição de “cachorros-robôs”, uma invenção capaz de realizar inspeções visuais de maneira autônoma.
O investimento é equivalente a R$ 19,5 milhões na cotação direta. Esses robôs, chamados de cachorros por serem quadrúpedes, são fabricados pela empresa suíça ANYbotics e receberam o nome de ANYmal X.
A intenção da Petrobras é tornar mais eficiente o cotidiano de trabalho nas plataformas de petróleo e redirecionar equipes para outras áreas, como segurança e manutenção.
A expectativa é de que seis unidades do ANYmal X cheguem em 2024 para uma fase de testes e adaptação.
“A Petrobras tem a expectativa de qualificar o ANYmal X para automatizar atividades rotineiras de inspeção, aprimorando a capacidade de monitoramento de ativos”, diz o líder do Centro de Excelência em Robótica (COE) da Petrobras, Gustavo Levin.
Hoje, segundo ele, o robô suíço é a única solução com patas articuladas e à prova de explosão no mundo. Com isso, torna-se um verdadeiro marco para a inspeção de áreas de risco.
ANYmal X, o ‘cachorro-robô’. – Imagem: Petrobras/Reprodução
Inovação suíça
Essa aquisição tem respaldo no fato de que a Petrobras faz parte do Early Adopters Program da companhia suíça ANYbotics.
Por meio desse programa, grandes conglomerados de Óleo e Gás e Petroquímica colaboram entre si para testar a eficácia do uso dos robôs autônomos.
O ANYmal X possui uma câmera de alta resolução, imageamento a laser, sensor de gases, câmera térmica e microfone direcional de amplo espectro.
Com todo esse incremento, o tal ‘cachorro robô’ é capaz de mapear instalações, fornecer imagens e nuvens de pontos 3D, além de verificar anomalias, ruídos e temperaturas em painéis elétricos.
O equipamento ainda consegue detectar vazamentos, conferir posições de válvulas, fazer leitura local de instrumentos e verificar a presença de itens obrigatórios de segurança da planta.
Envio de imagens
Assim que são feitas as inspeções no local, o ANYmal X envia as imagens coletadas por comunicação sem fio, ou seja, Wi-Fi ou 4G LTE. Os arquivos são direcionados para uma base de dados e ficam disponíveis para averiguação futura.
A Petrobras alega que a presença do robô diminuirá o trabalho repetitivo dos técnicos, voltando a atenção deles para outros problemas.