Helicóptero da NASA busca vida em Marte; você consegue vê-lo nesta foto?

Ingenuity é o primeiro helicóptero pilotado fora do planeta. Você consegue encontrá-lo nesta imagem retirada do planeta Marte?

No dia 30 de julho de 2020, o helicóptero da NASA Ingenuity foi lançado junto de seu transportador, o rover Perseverance. Juntos, as duas tecnologias da empresa de exploração espacial estadunidense partiram para uma jornada que busca encontrar vestígios de vida no planeta vermelho.

Segundo informações disponibilizadas pelo site da NASA, o projeto conta com engenheiros mecânicos, de operação e de sistemas, além daquele que está por trás do grande diferencial de Ingenuity, o piloto.

É exatamente isso, Ingenuity é pilotado da Terra. Ao contrário de outros veículos de operação espacial, o helicóptero é pilotado remotamente, e não por um sistema operacional interno.

E o que isso significa na prática? Håvard Fjær Grip, o piloto-chefe, ajudou a desenvolver o helicóptero, e seu sistema de controle de voo e atualmente é quem faz a operação do veículo em “ar” marciano.

Ao chegarem em uma região propícia para o campo de aviação, o rover Perseverance liberou o helicóptero para que sobrevoasse o local, fazendo, assim, os primeiros voos pilotados de um planeta para o outro.

Ampliando seus conhecimentos na prática

Feita essa contextualização, que tal testar sua capacidade de observação? Quem sabe isso ajude a desenvolver um pouco das habilidades necessárias para fazer a exploração de Marte?

Logo abaixo temos uma foto tirada pelo rover Perseverance e disponibilizada pela NASA. A foto apresenta a cratera Jezero, local da expedição que busca encontrar vestígios de vida. Consegue visualizar o helicóptero Ingenuity nela?

Fonte: NASA

Ambos os veículos buscam abranger uma área maior de pesquisa, contudo não ficam muito longe um do outro. Sendo assim, por mais que seja pequena a presença de Ingenuity na foto, ainda é possível vê-lo destacando-se na paisagem desértica.

Caso não tenha conseguido encontrá-lo, a imagem abaixo tem a localização do pequeno ajudante estadunidense.

Fonte: NASA

A grande façanha alcançada pelo Ingenuity foi realizada no dia 19 de abril de 2021, na qual o helicóptero levantou voo por 3 metros de altura, fez uma volta completa de reconhecimento e voltou a pousar tranquilamente.

Para aqueles que acham que foi pouca a altura que o helicóptero alcançou, lembre-se que esse foi o primeiro voo teste e ele estava sendo pilotado de fora do planeta. Além disso, em voos mais recentes, Ingenuity bateu o recorde de altura em Marte, alcançando 14 metros.

você pode gostar também