Índia vai colocar imposto de 30% em criptomoedas e NFTs
A nova moeda digital da Índia deverá entrar em ativa ainda este ano e promete ter a mesma tecnologia das criptomoedas mais famosas: o Bitcoin.
O governo da Índia decidiu aplicar um imposto de 30% por cada transação feita com criptomoedas no país. A decisão foi anunciada nesta terça-feira (01/02) pela ministra da Economia e Assuntos Corporativos da Índia, Nirmal Sitharaman. Essa medida inclui tanto criptomoedas como o Bitcoin e NFTs (tokens não-fungíveis).
Leia mais: Saiba tudo sobre Bomb Crypto, o novo jogo que te dá criptomoedas
As criptomoedas e NFTs ficaram muito famosas nos últimos tempos, tanto pela possibilidade de investimentos (que atraiu muitos novos adeptos dessa prática financeira), quanto pelo sistema altamente seguro, privado e completamente autogerido, sem interferência e regulação de agências estatais.
O fato de não ser regulamentado por nenhum governo implica em não existir impostos atrelados às criptomoedas e aos NFTs. Isso atraiu grandes nomes do mercado internacional, como Elon Musk, que investiu milhões de dólares em bitcoin e dogecoin (que, até pouco tempo, era considerada uma brincadeira).
No entanto, isso é algo que preocupa muitos governantes e líderes de Estado, já que por não haver nenhuma fiscalização governamental sobre essas transações, abre um precedente inédito de circulação monetária no mercado ilegal, esquemas de lavagem de dinheiro e de fraude financeira. Portanto, o imposto de 30% será implementado pela Índia e tem como um dos objetivos desencorajar esse tipo de prática.
Até o momento, o imposto e o processo de arrecadação ainda estão em processo de testes, mas já despertaram fortes reações de utilizadores da tecnologia e especialistas locais. Alguns acham o valor muito alto, outros o consideram completamente desnecessário e alguns defendem que o imposto ajuda a oficializar o uso das criptomoedas, transformando o país em um dos poucos lugares que já reconhecem a tecnologia.
Índia também lançará a própria moeda digital
Em contrapartida à taxação que foi proposta, a Índia também pretende lançar a própria moeda digital, que funcionará com a mesma tecnologia de blockchain das criptomoedas mais famosas, como o Bitcoin. A moeda, batizada até então de “rúpia digital”, será desenvolvida pelo Reserve Bank of India, que pretende colocá-la em ativa já nesse ano.