Impressionantes 99,2%: streamings se popularizam e são a principal receita da indústria fonográfica brasileira

Marília Mendonça é, atualmente, a cantora mais ouvida do Brasil.

Um relatório do Pró-Música Brasil revelou a importância do streaming para o mercado fonográfico brasileiro. Atualmente, esse tipo de serviço representa 99,2% de toda a receita do setor. Em valores, dos R$ 1,191 bilhão movimentados pelo segmento, R$ 1,181 bilhão são de cliques. O montante é 13,3% maior que o total representado pelos streamings em 2022, quando a porcentagem era de 86%.

Ao todo, CDs e LPs somam 0,6% do valor total da receita, que em números significa um faturamento de R$ 8 milhões. Desse valor, LPs representam R$ 5 milhões. A pesquisa também mostrou que toda a indústria fonográfica cresceu 12,6% no primeiro semestre de 2023 quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Imagem: Canva Pro/Reprodução

As músicas mais ouvidas

O relatório também divulgou as 50 músicas mais ouvidas durante o primeiro semestre de 2023 aqui no Brasil. É interessante perceber que a lista é quase toda preenchida por títulos nacionais. A única música internacional presente na lista é “Flowers”, da cantora Miley Cyrus, que ocupa a 26ª posição.

O sertanejo está em alta: a eterna Marília Mendonça é a cantora mais ouvida com a música “Leão”, faixa que está em seu álbum póstumo, “Decretos Reais”. Depois dela vem Ana Castela, que ocupa o segundo e o terceiro lugar da relação. As músicas “Nosso Quadro” e a versão ao vivo de “Bombonzinho”, cantada com a dupla Israel & Rodolffo, são preferência do público.

Logo depois de Ana Castela, a lista continua no sertanejo feminino com “Erro Gostoso (Ao Vivo)”, de Simone Mendes. Em seguida, vem “Eu Gosto Assim (Ao Vivo)”, de Gustavo Mioto em parceria com Mari Fernandez. Depois, na lista, temos Wiu, com “Coração de Gelo”, e “Zona de Perigo”, de Leo Santana, que ocupam a sexta e a sétima posição na lista, respectivamente.

Seguindo na lista até o décimo colocado do ranking, temos em oitava posição o hit “Oi Balde (Ao Vivo)”, de Zé Neto & Cristiano. Em seguida, “Traumatizei (Ao Vivo), de Henrique & Juliano, e por fim “Não Vitalício (Nunca Mais) (Ao Vivo), de Matheus & Kauan em parceria com a cantora Mari Fernandez.

Principais streamings

A análise para o levantamento foi feita a partir das informações colhidas nas plataformas mais populares atualmente. Entre as principais, estão Spotify, Deezer, YouTube, Apple Music e Napster.

Todos os dados foram compilados pela Bmat Music Inovattors, entidade responsável por fornecer dados neutros relacionados à indústria musical. A empresa analisa os dados de uso e propriedade de música do mundo todo, tanto em TVs como em rádios, plataformas digitais e outros.

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