Impressionante: excesso de água em represa chinesa pode impactar na rotação da Terra
Você já imaginou que isso seria possível? Vem entender como acontece e o que pode trazer de consequências.
Você certamente ouviu falar em barragens hidrelétricas. Mas, caso não saiba do que se tratam, elas são estruturas projetadas para armazenar grandes volumes de água em reservatórios e, depois, liberar essa água controladamente para gerar eletricidade por meio da movimentação de turbinas e a conversão da energia cinética da água em energia elétrica.
Porém, o que está chocando muita gente é que existe uma barragem localizada na China que está com tanta água que isso pode afetar a rotação do planeta. E não, você não está lendo errado. Vem entender melhor como isso é possível e quais são as consequências.
Conheça a barragem das Três Gargantas
A famosa barragem, localizada no rio Yangtzé, na China, é reconhecida como a maior hidrelétrica do mundo. Ela tem esse título devido à sua capacidade impressionante de armazenar 42 bilhões de toneladas de água. Embora a influência dessa megainfraestrutura na rotação da Terra seja objeto de debate científico, alguns pesquisadores sugerem que seus efeitos podem ser substanciais.
Essa obra do governo chinês foi construída ao longo de 15 anos, de 1994 a 2009. Foi investido um valor total de mais de US$ 37 bilhões (cerca de R$ 180 bilhões), com a mudança de aproximadamente 1,2 milhão de pessoas que viviam às margens do rio. O impacto ambiental também foi grande, com a inundação de 600 quilômetros quadrados de florestas, áreas agrícolas e sítios arqueológicos.
Foto: Pplware/SAPO/Reprodução
Porém, para entender como uma barragem pode impactar a rotação da Terra, é necessário considerar o conceito de momento de inércia da física. Esse conceito mede a resistência de um corpo às mudanças em sua velocidade angular. Portanto, quanto mais distante a massa se encontra do eixo, maior é o momento de inércia.
Assim, ao encher o reservatório da usina com bilhões de toneladas de água acima do nível do mar, é plausível que essa massa adicional aumente a inércia da Terra, levando a uma rotação mais lenta e, consequentemente, a um aumento na duração dos dias. Porém, nem tudo está perdido.
Os cientistas argumentam que essas mudanças são praticamente insignificantes em escala global e não têm o potencial de afetar o clima ou a vida na Terra. De acordo com especialistas da Nasa, o reservatório da barragem das Três Gargantas aumenta o comprimento do dia em apenas 0,06 microssegundos, equivalendo a 0,00000006 segundos. Ou seja, um efeito menor do que a influência das marés oceânicas sobre o nosso planeta.