HQ de X-Men poderia ter tipo um romance muito problemático
Muitas coisas escritas no passado pareciam ser comuns, mas carregavam uma enorme problemática, como nas HQs dos X-Men. Confira!
Muitas coisas escritas no passado pareciam ser comuns, mas carregavam uma enorme problemática. Às vezes, tramas desse tipo passavam até despercebidas, mas agora seria motivo de sobra para cancelamentos.
Leia mais: Diretores falam sobre o easter egg de X-Men
Foi o caso das HQs dos X-Men, que foram lançadas nos anos 60, por Stan Lee e Jack Kirby, em especial, a terceira revista, de 1963, onde é escrita uma declaração do Professor Xavier para Jean Grey, que na época tinha 16 anos e era sua aluna.
A declaração dizia o seguinte: “Como se eu pudesse deixar de me preocupar com a que amo! Mas nunca posso contar para ela! Eu não tenho o direito! Não enquanto foi o líder dos X-Men e estiver confinado nessa cadeira de rodas”.
Na época, Xavier era um personagem considerado jovem, com pouco mais de 30 anos, porém seria uma relação muito errada, já que Jean Grey era menor de idade. Porém, sua maior preocupação era sua posição de poder – como ser seu professor – e é claro que isso importa, mas não mais que uma relação com uma adolescente.
Quando Stan Lee deixou as publicações, quem assumiu seu lugar foi Roy Thomas, criador de Wolverine, ele não gostava nada destes sentimentos de Xavier pela jovem. Em uma entrevista recente, ele disse que estimulou um romance entre Jean Grey e Scott para afastar ela do Professor Xavier.
“Eu tinha que tirar ela de perto do Professor X, que estava a desejando. Nós não queríamos que isso seguisse em frente”, disse ele.
Em 1996, a Marvel reconheceu a problemática, em uma cena nos quadrinhos onde Jean Grey entra nas memórias do professor e fica muito espantada com aqueles pensamentos.
O que nos conforta é que Roy tomas tenha percebido o quão problemático isso era, além de ter seguido por outros caminhos, apagando este romance por completo das sequências.