Homenagem sutil no live-action de 'A Pequena Sereia' deixa fãs surpresos; você notou?

Filme da Disney tem como base a história de um autor pouco conhecido, mas responsável por grandes clássicos. Saiba quem é!

“A Pequena Sereia” é um dos grandes clássicos da Disney. A animação fez parte da infância de muitos, e, atualmente, a história está entre os mais recentes lançamentos em formato live-action. O filme já é um grande sucesso mundial, com quase US$ 400 milhões arrecadados em bilheteria.  

Na Disney, a princesa sereia já teve diferentes formatos e versões. O primeiro deles foi a animação lançada em 1989, com mais de US$ 200 milhões nos cinemas e inúmeras visualizações posteriores em videocassete e DVD. Além disso, essa versão é assistida até hoje, sendo encontrada no streaming.

Já em 2000 e 2008, foram lançados outros dois filmes, e, em 2019, a trama se tornou musical da Broadway.

Qual a origem da história?  

O grande segredo que o famoso live-action estrelado por Halle Bailey e as demais versões trazem é que a história de “A Pequena Sereia” possui uma origem comum aos outros enredos: o conto do autor Hans Christian Andersen, que foi publicado originalmente em 1837.

A obra, produzida por Andersen no século XIX, foi uma grande inspiração para vários filmes da Disney. Além de “A Pequena Sereia“, o sucesso recente “Frozen” possui uma livre inspiração no livro “A Rainha da Neve” (1844). Já o conto “O Patinho Feio”, de 1843, foi a base para a animação lançada em 1939.

Após diferentes versões sem citar o autor que inspirou o filme, a produção de 2023 cita uma frase de Hans Christian Andersen como forma de homenageá-lo. É a seguinte:  

“Mas uma sereia não tem lágrimas e, portanto, ela sofre muito mais.”

Andersen era dinamarquês e teve grandes inspirações para seus escritos, como William Shakespeare e os Irmãos Grimm.

O live-action de ‘A Pequena Sereia’

Sucesso unânime nas telonas, o live-action de “A Pequena Sereia” é estrelado por  Halle Bailey e traz uma versão “humana” da princesa que vive no mar, mas queria conhecer a terra firme.

“Uma jovem sereia faz um acordo com uma bruxa do mar para trocar sua bela voz por pernas humanas para que possa descobrir o mundo acima da água e impressionar um príncipe.”

Se você ainda não viu, confira o trailer a seguir:

você pode gostar também