Herói sem capa! Pedreiro ensina como furar parede sem furadeira
Aprenda um método para furar a parede sem usar furadeira. Veja também outras formas de resolver esse impasse.
Quem não gosta de fazer algumas mudanças em casa, não é mesmo? Seja para ganhar mais espaço, pendurar um novo quadro ou até fixar aquela prateleira que você acabou de comprar, sempre surge a necessidade de furar a parede.
Porém, muita gente não possui uma furadeira em casa, e ter que pedir emprestado ou gastar comprando uma pode ser um inconveniente.
Mas calma, se você se encontra nessa situação, há solução! A dica em questão foi compartilhada no canal do YouTube Planeta Di Vieira. Seguindo essa recomendação, você conseguirá furar a parede facilmente usando apenas ferramentas que provavelmente já tem em casa.
Passo a passo para furar a parede sem furadeira
Primeiro, é importante verificar se a parede é feita de alvenaria com tijolo baiano, pois essa técnica só funciona nesses dois casos. Com isso garantido, você vai precisar de um parafuso e de uma chave de fenda. Escolha uma chave com a largura próxima da bucha que pretende usar na parede.
Com o parafuso em mãos, faça a marcação no local que deseja furar. Em seguida, comece a girar a chave de fenda contra a parede para remover o reboco. Vá com calma, pois assim você evita danificar a superfície e, aos poucos, vai criando o espaço necessário.
Depois de remover a camada de reboco, use um martelo e uma peça de ferro – pode ser uma broca ou qualquer objeto pontiagudo – para continuar perfurando o tijolo. Bata com cuidado para não danificar a parede e criar um buraco no tamanho ideal para o parafuso.
Pronto! Dessa forma, você terá um furo perfeito para colocar a bucha e o parafuso, tudo isso sem usar uma furadeira! Fácil, não é?
Duas outras formas de furar a parede
Se a técnica da chave de fenda não é a ideal para você, existem outras maneiras de fazer um furo sem furadeira. Veja duas opções que podem funcionar no seu caso:
1. Prego e martelo
Essa é uma técnica clássica para pendurar objetos leves, como quadros e espelhos. Para usá-la, marque o ponto onde deseja fazer o furo e, com um martelo, bata cuidadosamente no prego até que ele penetre na parede.
Se o prego encontrar resistência, vá devagar para evitar danificar a superfície ou entortar o prego. Em seguida, retire o prego e insira a bucha, criando um suporte mais firme.
2. Uso de cola epóxi ou fita adesiva de alta resistência
Se você deseja fixar objetos leves, a cola epóxi ou fitas adesivas de alta resistência podem ser uma ótima alternativa. Existem no mercado diversas opções de fitas adesivas e colas que suportam até 10 kg.
Basta aplicar a quantidade necessária no objeto e pressioná-lo contra a parede por alguns segundos para fixá-lo. Essa técnica é perfeita para quem não quer furar a parede ou tem superfícies mais delicadas.