Habilitação GRATUITA para dirigir agora é possível; veja como solicitar
O projeto social solicita que os interessados em conquistar a habilitação se desloquem até o Detran mais próximo para conferir o regulamento.
Sabemos que, no Brasil, sempre houve a necessidade de passar por diversas burocracias para conseguir ter acesso a algum benefício. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um bom exemplo de que, mesmo exigindo um alto investimento dos brasileiros, é obrigatória para dirigir qualquer tipo de veículo.
Muitas vezes, as pessoas deixam de fazê-la devido às diversas etapas pelas quais necessitam passar. Além disso, há o alto investimento financeiro, e muitos preferem colocar comida na mesa ao invés de investir o valor na aquisição do documento.
Pensando nisso, o governo federal decidiu implantar o Habilitação Social. Assim, contribuirá na contratação de novos indivíduos no mercado de trabalho, principalmente nos cargos que necessitem de CNH.
Além de conseguir ter acesso ao documento, o programa inclui a renovação e todo tipo de exame.
Processo de solicitação
De acordo com as informações do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de São Paulo, o processo só poderá ser feito mediante a apresentação de documentos específicos, tanto do indivíduo quanto de todos que residam no mesmo local.
Os documentos em questão são: RG, Carteira de Trabalho, CPF, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência e histórico escolar.
Além disso, o solicitante da CNH Social poderá fazer o requerimento apenas em uma unidade do Detran, e isso significa que não poderá ser efetuado pela internet.
A pessoa que não tiver condições de ir até o local de solicitação poderá pedir que outro indivíduo de sua família vá. Porém, é necessário comprovar o parentesco. Por sua vez, o solicitante precisa ser maior de idade, não ter nenhum vínculo empregatício, não possuir renda acima de dois salários mínimos e ter alguma participação em outro projeto social, como Cadastro Único.
Podemos ainda incluir que cada estado brasileiro poderá ter regras diferentes. Por isso, é de suma importância procurar o Detran mais próximo e assim estar ciente de todo o regulamento local.