Há oxigênio na Lua: descoberta garante novos caminhos para as pesquisas espaciais

Pesquisadores destacam os benefícios da descoberta de oxigênio na Lua para a ciência.

As pesquisas em dimensões além do planeta Terra são desenvolvidas por grupos de diferentes nacionalidades há muitos anos. A Lua é um dos principais campos de análise devido à sua proximidade com o nosso planeta. Recentemente, um grupo de estudiosos anunciou uma descoberta surpreendente, e muitas pessoas se questionam sobre o impacto desse novo fato. Descubra tudo sobre a presença de oxigênio lunar.

Descobertas sobre a Lua

Quem relatou a descoberta de oxigênio (O₂) na Lua foi a Organização Indiana de Pesquisa Espacial (ISRO), que identificou esse elemento por meio da Espectroscopia de Decomposição Induzida por Laser (LIBS). Além desse gás, também foram encontrados vestígios de outros minerais.

Imagem: Robô Chandrayaan-3 – ISRO

A notícia despertou curiosidade na população sobre quais novas possibilidades esses achados poderiam oferecer à ciência espacial.

Novos caminhos para pesquisas no espaço

Segundo especialistas, esse achado pode trazer inúmeros benefícios para as futuras viagens espaciais, como:

  • Respiração dos astronautas: O oxigênio é o elemento principal para a respiração humana, e a presença dele no ambiente lunar facilita o acesso e a permanência dos viajantes.
  • Combustível para os foguetes: Existe a possibilidade de uso do O₂ para reabastecimento, uma vez que este é utilizado no processo de combustão dos foguetes.
  • Geração de energia lunar: A presença de minerais possibilita o desenvolvimento de estações para a produção de energia.
  • História do sistema solar: Os vestígios de gases e minerais podem ser utilizados como objetos de pesquisa sobre a evolução do sistema solar.

Imagem: Canva

A organização indiana escolheu a região sul da Lua como local de busca para o robô Chandrayaan-3, pois nela já havia sido encontrada água na forma de gelo.

Assim que essa descoberta foi anunciada, surgiu um grande interesse em ampliar as análises, uma vez que esse elemento pode ser utilizado de diversas maneiras.

Em sua forma completa (H₂O), a água pode servir como recurso para os viajantes, fonte de energia, além de ser um ingrediente utilizado para a proteção dos astronautas contra as radiações existentes. Há a possibilidade de separar os compostos que servem como combustíveis.

Todos esses achados impactam positivamente no futuro das pesquisas espaciais e podem auxiliar na construção de uma base lunar, que serviria de apoio para as explorações na própria Lua e em outras regiões, como em Marte.

Se esses recursos forem encontrados em quantidades suficientes e acessíveis, os custos das pesquisas também podem ser reduzidos. Ainda há muito para se descobrir no universo além da Terra.

você pode gostar também