Guerra em Israel: MTV cancela EMA 2023 devido a ameaças de bomba em Paris
Premiação foi adiada para 2024 por conta dos eventos na região e por uma iminente ameaça à segurança da França.
A edição deste ano do MTV Europe Music Awards (EMA), anteriormente programada para acontecer no próximo dia 5 de novembro em Paris, na França, foi cancelada devido ao conflito que envolve Israel e o Hamas e a ameaças de segurança em solo francês.
O anúncio oficial do cancelamento foi feito por meio do perfil da premiação no Twitter, com a organização alegando que o atual cenário global não é propício para uma celebração.
MTV está preocupada
A decisão de cancelamento foi motivada por preocupações com a equipe responsável pelo evento, os artistas e os fãs que viajariam de todo o mundo para participar da premiação.
O comunicado oficial mencionou a volatilidade dos eventos mundiais e a necessidade de precaução.
Imagem: MTV/Reprodução
A organização confirmou que a celebração da música global retornará em novembro de 2024, com a esperança de que a situação global seja mais apropriada para a premiação nesse momento.
Apesar do adiamento da premiação, a MTV assegurou que a votação para a edição de 2023 continua até o fim do mês. Os vencedores ainda receberão seus troféus do MTV EMA, mas em uma data posterior.
A decisão de cancelamento também leva em consideração as preocupações de segurança na França, incluindo um recente ataque a um professor e ameaças de bomba em aeroportos. Essa situação levou as autoridades a elevarem o alerta de segurança para o nível máximo no país.
A situação atual impôs protocolos rigorosos durante o Mipcom, o mercado internacional anual de TV e cinema em Cannes.
Artistas e nova categoria
O cronograma completo do EMA 2023 já foi divulgado, com a presença de artistas como Jung Kook, do BTS; Sabrina Carpenter; David Guetta; Rema; Kid Laroi; PinkPantheress; Coi Leray; Reneé Rapp; entre outros.
Além disso, este ano marcaria a estreia de uma nova categoria: Melhor Artista Afrobeat, com indicações para Asake, Aya Nakamura, Ayra Starr, Burna Boy, Davido e Rema.
O MTV EMA, transmitido em mais de 150 países e disponível no Pluto TV e no Paramount+, aguarda ansiosamente o retorno em 2024, com a esperança de um cenário mais propício para a celebração global da música.