GRAVE! Acidente nos EUA libera substância tóxica e preocupa autoridades
Uma nuvem tóxica tomou conta do local no último dia 7 após um trem descarrilar.
Um acidente de trem preocupante aconteceu nos Estados Unidos na semana passada. Moradores do estado de Ohio e de outros estados do leste do país norte-americano estão em alerta máximo por conta de uma possível poluição causada pelo descarrilamento de um trem que transportava uma carga de cloreto de vinil tóxico.
A névoa tóxica e de cheiro forte surgiu na área no último dia 7, o que já motivou ações legais e levantou preocupações entre as autoridades sobre uma possível contaminação em grande escala.
Foram cerca de cinquenta vagões descarrilhados, e o pequeno vilarejo de East Palestine entrou em alerta de contaminação. Inclusive, a substância chegou até o estado vizinho, a Pensilvânia.
O acidente
Ninguém ficou ferido no descarrilamento, que foi causado por um eixo quebrado, disseram os investigadores. No entanto, três dias após o acidente, as autoridades decidiram liberar e queimar cloreto de vinil dentro de cinco caminhões-tanque, liberando cloreto de hidrogênio e fosgênio tóxico no ar.
Isso porque declararam que o conteúdo poderia causar uma grande explosão por sua instabilidade. Especialistas explicaram sobre a questão do gás:
“O cloreto de vinil é um gás incolor utilizado em uma variedade de produtos plásticos e materiais de embalagem. Quando queimado, pode criar fosgênio, uma substância altamente tóxica utilizada como arma química na 1ª Guerra.”
Portanto, o perigo é grande, e moradores têm razão de estarem nervosos. Uma vez que a exposição a esse conteúdo pode gerar problemas no fígado e no sistema nervoso central. Além disso, a Agência Internacional de Pesquisa em Câncer (IARC) classifica-o como cancerígeno.
Até agora, não houve relatos de morte ou de feridos, mas uma ação federal movida por dois residentes da Pensilvânia busca obrigar a Norfolk Southern, empresa responsável pelos vagões descarrilados, a monitorar a saúde dos residentes nos dois estados e a pagar pelo atendimento daqueles dentro do alcance, informou a Associated Press.
Alguns moradores teceram reclamações de dores de cabeça e mal-estar desde o ocorrido.