Grande foco de luz na atmosfera de Júpiter é capturado por astrônomos amadores; confira as imagens
No final do mês de agosto, astrônomos puderam presenciar um evento cósmico incrível quando um objeto desconhecido chocou-se com o gigante gasoso
Muitas vezes, sequer nos damos conta de que, a qualquer momento, por menor que seja o intervalo de tempo, está ocorrendo algum evento astronômico novo.
Tal fato pode não parecer tão surpreendente à primeira vista, dada a imensidão cósmica infinita, porém torna-se muito mais interessante quando pensamos que parte desses fenômenos está ocorrendo no nosso próprio Sistema Solar.
Somando isso à imprevisibilidade dos fenômenos cósmicos, um dos resultados possíveis, com certeza, seria o recente acontecimento no gigante gasoso mais próximo de nós, Júpiter, quando observadores amadores detectaram uma forte luz na atmosfera do planeta.
Astrônomos iniciantes são os primeiros a observar impacto em Júpiter
Foto: Nasa/ESA/CSA/Jupiter ERS Team/Imagem processada por Judy Schmidt/Reprodução
Na noite de 29 de agosto, o céu noturno visto da Terra tornou-se o cenário de um grande espetáculo para quem tinha um telescópio ao alcance. E por mais tecnológicos que sejam os observatórios de grandes agências espaciais, os primeiros a notar e publicar sobre o assunto foram pequenos grupos de observadores amadores.
Projetos como o Oases (Organized Autotelescopes for Serendipitous Event Survey) e o sistema Poncots (Planetary Observation Camera for Optical Transient Surveys) foram dois dos pioneiros na observação do impacto ocorrido em Júpiter.
A onda de choque do que parece ter sido um cometa ou asteroide desconhecido gerou um enorme e incrível foco de luz que o MASA Planetary Log publicou em seu perfil do Twitter. Confira as imagens obtidas pelos astrônomos amadores:
Evento raro?
Embora pareça ser incomum ocorrer em uma observação amadora, os impactos ocorrentes no planeta gasoso não são grandes novidades. A incrível massa e a densidade fazem de Júpiter o segundo corpo celeste com maior atração gravitacional do nosso Sistema Solar.
Além disso, o planeta está próximo do cinturão de asteroides, tornando-o um gigante alvo dessas rochas espaciais. O mais interessante sobre as imagens obtidas é que ocorreram devido ao simples acaso, quando um astrônomo chinês da província de Henan estava apenas analisando a atmosfera de Júpiter.
O impacto memorável é uma grande fonte de lembrança para a humanidade sobre como eventos sutis podem acontecer a qualquer instante no Universo, sendo maravilhosos a distância, mas verdadeiras catástrofes se presenciados.