Governo holandês PROÍBE criação de buldogues e pugs no país; entenda por quê
Decisão dividiu opiniões e fortalece a discussão sobre a criação desses animais. Saiba quais são os motivos que levaram à proibição.
Em 2014, a Holanda aprovou uma legislação que proibia a criação de raças de cachorros cujas características extremas representassem riscos à própria saúde e qualidade de vida. Porém, essa proibição, até então, permaneceu apenas no papel.
Somente no ano de 2019 foi que o governo holandês decidiu de uma vez aplicar a lei e começou a reprimir a criação de cães conhecidos como braquicefálicos. Isso acarretou redefinição dos critérios, que estipulam que qualquer cão com um focinho menor que um terço do crânio não pode mais ser reproduzido na região.
Como resultado, essas raças que aparentam ter a cara achatada, como os pugs e os buldogues franceses, gradualmente começaram a desaparecer dos Países Baixos.
Imagem: Diana.grytsku/Freepik
Uma decisão importante na Holanda
Isso provocou uma resposta imediata por parte do Kennel Club Holandês, uma organização de criadores de cães. Eles optaram por encerrar o registro de pedigree de 12 raças, incluindo pugs, boston terriers, shih-tzus, buldogues britânicos, buldogues franceses, cavaliers king charles spaniels e affenpinschers.
Embora o modelo holandês tenha servido de inspiração para outros países, ainda persiste um receio de que tal proibição possa incentivar criadores irresponsáveis, contrabando de cães e compradores desinformados. O governo está trabalhando para evitar isso e monitorar esses casos de perto.
Além disso, o governo anunciou a intenção de proibir completamente a posse desses cães, mesmo aqueles importados para o país.
O ministro holandês da Agricultura, Natureza e Qualidade Alimentar, Piet Adema, declarou que estão tornando a vida de animais inocentes miserável simplesmente porque as pessoas acham que eles são lindos e fofos. É por isso que eles querem evitar que animais sofram por consequência de sua aparência, como é o caso dos pugs, por exemplo.
As próximas etapas incluem considerar uma lista de características que causam sofrimento permanente em animais de estimação. Isso pode abranger não apenas cães e gatos, mas qualquer animal com características que possam ser objetivamente identificadas como causadoras de sofrimento duradouro.
A implementação das proibições na Holanda, incluindo a proibição de compartilhar fotos dessas espécies em redes sociais, ainda não foi completamente detalhada.
No entanto, é importante observar que os proprietários de animais proibidos pelo governo não terão seus animais de estimação retirados à força de suas casas.
Pessoas que já possuem cães ou gatos com características proibidas poderão mantê-los até o fim de suas vidas. As consequências para quem for flagrado com animais de estimação adquiridos ilegalmente após a proibição ainda não foram claramente definidas pelo governo holandês.