Google pode estar com os dias contados, se depender da Apple

Google e Apple disputam o monopólio do mercado de smartphones. Novos rumores apontam ao desenvolvimento de ferramenta de busca da Apple.

Para qualquer um que assistiu ao filme de sucesso “A Rede Social”, sabe que o ramo das tecnologias é um lugar cheio de “rasteiras” entre os profissionais e de “roubo” de projetos.

O filme em questão trata da história da rede social Facebook, mas não faltam exemplos de brigas no campo das tecnologias. Nas empresas desenvolvedoras de consoles para videogames, temos a lendária disputa entre Playstation e Xbox, tida como a maior do ramo.

Mas quando se fala sobre celulares, a disputa é entre Android e iOS, os sistemas do Google e da Apple, respectivamente. Contudo, o que poucos sabem é que essa rivalidade começou por um suposto “roubo” de informações.

Como não é mistério para ninguém, a Apple foi uma das, se não a principal, empresas a revolucionar em diversas áreas da tecnologia, a começar por ser computadores. Posteriormente, apesar de não ser a primeira a apresentar um sistema operacional para smartphones, foi ela quem trouxe maior visibilidade no mercado para o produto.

Logo em seguida, com essa revolução para os aparelhos touchscreen, o projeto que já estava em desenvolvimento pela concorrente Google foi reiniciado, voltando-se para esse mercado.

Com isso, devido à compra da empresa Android Inc. pelo Google, surgiram os primeiros aparelhos com o sistema operacional Android. Eles contavam com diversas funcionalidades que não estavam no iOS, tais como o Google Maps, sistema de busca por texto e anúncios.

Rivalidade entre Google e Apple

Não é necessário dizer que o então CEO e criador da Apple, Steve Jobs, não estava gostando do sucesso da concorrente. Até porque ele considerava que a ideia para o sistema operacional havia sido roubada pelo então membro do conselho da Apple Eric Schmidt.

Por conta de o Google ser inicialmente uma empresa voltada para o site de buscas, esses tinham uma parceria próxima com a Apple, uma das principais desenvolvedoras de computadores, junto à Microsoft (que, segundo o que contam, também foi roubada da Apple).

Porém, a presença de Schmidt como membro do conselho e CEO do Google, em meio a essa polêmica sobre suposto roubo de ideias, gerou uma enorme desconfiança por parte de Steve Jobs. Assim, poucos anos mais tarde, Jobs demitiu o antigo companheiro do cargo.

Apesar de alguns rumores, sobre supostas reuniões para reafirmar a parceria, Jobs faleceu ainda mantendo a sua “guerra” contra o Google. E parece que aqueles que o sucederam não esqueceram a disputa. Isso porque, de acordo com rumores, que praticamente têm comprovação, a Apple está desenvolvendo sistemas voltados para as principais atuações do Google. São elas a ferramenta de busca, o georreferenciamento e o suporte para anúncios.

O Apple Maps já é uma realidade e está nos dispositivos que comportam o iOS. Além disso, conta com funcionalidades a mais em relação ao Google Maps. Atualmente, o iOS tem, para buscas, o aplicativo do Safari, o que já faz frente ao Google Chrome. Contudo, ainda não possui um sistema próprio de buscas.

Mas se a intenção dos executivos da Apple é ganhar a “guerra” pelo monopólio da indústria de buscas, em pouco tempo um sistema, que provavelmente se chamará Apple Search, chegará aos produtos da empresa. Desse modo, não será mistério algum se houver a queda dos acessos ao Google.

Resta continuar acompanhando a disputa que Jobs deixou para seus sucessores.

você pode gostar também