Golpes via WhatsApp: criminosos fingem ser suporte oficial do aplicativo

Os cibercriminosos estão cada vez mais sofisticados ao aplicar golpes através de aplicativos de mensagens e outros sistemas operacionais

A cada dia que passa, os bandidos se tornam cada vez mais astuciosos, utilizando de aplicativos de mensagens e sistemas operacionais para aplicar golpes. Dessa vez, o portal internacional WABetaInfo denunciou mais um crime através do WhatsApp.

Leia mais: WhatsApp está desenvolvendo um recurso novo

No golpe, os bandidos tentam se passar pelo suporte do aplicativo de mensagens para ter acesso aos dados importantes dos clientes. Basicamente, informam haver algo errado na conta do usuário, buscam informações pessoais e, até mesmo, o número do cartão de crédito, além de solicitar o código de acesso de verificação de dois fatores da conta ou o PIN cadastrado.

Com a posse desses dados, os infratores podem utilizar para os mais diversos fins, como roubar o acesso e enganar a lista de contatos.

Saiba como o identificar o golpe

Segundo o aplicativo, os falsários utilizam uma foto de perfil com o logo do WhatsApp e um símbolo falso verificado na posição errada. Sendo assim, quando uma plataforma possui a verificação oficial do WhatsApp, o selo aparece ao lado do nome de contato e não ao lado do número de telefone.

Além do que, o perfil não usa uma conta comercial para aplicar o golpe e sim, uma conta particular. Em abril, através de uma pesquisa, relata que 43% dos brasileiros usuários do WhatsApp já foram alvo de alguma tentativa de golpe.

Normalmente, o WhatsApp não solicita ao usuário a confirmação de senhas, códigos de 6 dígitos, PIN de verificação ou outros tipos de informações pessoais. Sendo assim, é essencial ficar atento também ao contexto das mensagens que estes falsos perfis enviam.

Caso aconteça, é possível denunciar o contato na conversa. Basta acessar o ícone ¨(…)¨no canto superior direito da mensagem, logo após ir em ¨Mais¨ e, finalmente ¨Denunciar ¨. Ainda existe a opção de bloquear o contato, apagar ou não responder às mensagens.

você pode gostar também