Golpe do Streaming leva a roubo de dados para ações criminosas
O laboratório de segurança digital, PSafe, identificou páginas fraudulentas criadas nas redes sociais. Confira mais detalhes!
Hoje em dia, os golpistas ficam cada vez mais criativos na forma de tirar proveito dos cidadãos. Recentemente, o laboratório de segurança digital PSafe, identificou páginas fraudulentas criadas no Twitter, Tik Tok e Facebook que propõem assinaturas gratuitas mediante o cadastro de dados.
Leia mais: Golpes via WhatsApp: criminosos fingem ser suporte oficial do aplicativo
Foram contabilizados cerca de 500 perfis falsos de grandes plataformas de streaming como a Netflix, Amazon Prime e nem a Disney+ ficou de fora.
Esse golpe consiste no roubo de dados e disseminação de malwares. Alguns desses perfis fraudulentos tem milhares de seguidores, facilitando a confiança dos internautas a realizar o cadastro num site falso.
As vítimas são direcionadas através de um link e orientadas a preencher nome, endereço, CPF, número de telefone e dados de cartão de crédito, bem como informações de conta bancária.
Emilio Simoni, executivo-chefe de segurança da PSafe, alerta que após a captura de dados com a motivação de obter assinaturas gratuitas, as pessoas estão, na verdade, alimentando um banco de dados para futuros golpes como roubo de perfis, clonagem de cartões de crédito e, possivelmente, contratação de empréstimos pessoais no nome das vítimas.
Para se proteger, a principal dica é: desconfie sempre de promoções que ofereçam vantagens acima da média! Além disso, confira qualquer tipo de promoção diretamente nos sites oficiais das plataformas de streaming e, principalmente, jamais clique ou compartilhe links de fontes desconhecidas, principalmente, se recebidos em apps de mensagens ou nas redes sociais.