'Golpe do Nubank': aprenda a identificá-lo e se proteja
Bandidos usam o nome do Nubank e se passam por atendentes oficiais. Saiba como ficar longe dessas armadilhas financeiras!
O Nubank tem se destacado não apenas pela praticidade, mas também por ser alvo de golpes financeiros.
O ‘Golpe do Nubank’ tem sido uma artimanha frequente, na qual criminosos se fazem de atendentes oficiais para aplicar lesar financeiramente a vítima.
Entenda como funciona e de que modo evitar
O bandido liga para a vítima, alertando sobre atividades financeiras suspeitas em suas contas. O medo torna as vítimas mais suscetíveis às manipulações dos criminosos.
A engenharia social é a ferramenta-chave nesse golpe. Os fraudadores, para ganhar confiança, revelam informações pessoais que já possuem, como nome completo e data de nascimento.
O jogo de aparências leva as vítimas a confirmarem dados sensíveis, como números de cartões de crédito, CPF e dados que, posteriormente, serão usados para drenar dinheiro, fazer compras fraudulentas e até criar contas laranjas para atividades ilegais.
As táticas se multiplicam: inventar dívidas inexistentes, emitir boletos fictícios, solicitar transferências ou PIX e até induzir correntistas a acessarem sites ou baixarem aplicativos maliciosos.
Algumas dicas podem impedir que você caia no golpe – Imagem: Idec/Reprodução
Dicas práticas para blindar suas finanças digitais
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Não revele dados sensíveis por telefone: nunca informe números de cartões ou senhas, mesmo que a ligação pareça legítima. Bancos oficiais não pedem essas informações em ligações;
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Cuidado com links suspeitos: evite baixar aplicativos ou acessar sites sugeridos em ligações ou mensagens suspeitas. Verifique sempre no aplicativo oficial do banco se há transações suspeitas;
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Confirme no aplicativo: antes de agir com base em informações fornecidas por telefone, verifique no aplicativo oficial do banco se há realmente uma transação suspeita;
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Desconfie de pedidos urgentes: golpistas usam urgência para induzir ações precipitadas. Não ceda a solicitações urgentes de transferência ou confirmação de dados;
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Verifique a autenticidade: se receber e-mails ou mensagens, confira se os endereços estão alinhados com os oficiais do banco. Erros gramaticais são alerta de possíveis fraudes;
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Bancos não ligam para atualizações de segurança: esteja ciente de que instituições financeiras não telefonam para clientes para realizar atualizações de segurança;
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Contatos oficiais: confirme se o número que te ligou é um contato oficial da instituição. Evite utilizar números fornecidos por chamadas ou mensagens suspeitas;
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Desconfie de pedidos por e-mail ou SMS: instituições financeiras geralmente usam canais mais seguros e não solicitam ações imediatas por e-mail ou SMS.
Para se proteger, evite clicar em links suspeitos e desconfie de números com mais de seis dígitos, e erros gramaticais nas mensagens são sinais de alerta. O Nubank reforça que só se comunica por redes sociais ou números oficiais.