Golpe da cerveja falsificada: mais de 6 mil garrafas são apreendidas no RJ
Agentes de um posto fiscal na região de Itatiaia (RJ) encontraram um caminhão abarrotado de bebida adulterada.
Em um país cervejeiro como o Brasil, não é exagero cogitar a possibilidade de alguma garrafa de bebida adulterada ser comercializada por aí. As operações policiais, por exemplo, confirmam essa suspeita.
Ocorre que, no final do último mês (novembro/2023), agentes do Programa de Operação Foco Divisas, do Posto de Controle de Fiscalização de Nhangapi, em Itatiaia, no Rio de Janeiro, apreenderam mais de 6 mil garrafas de cerveja com indícios de falsificação.
Isso corresponde a mais de 250 caixas da bebida, sendo que cada uma continha 24 unidades cada. Ou seja, esse número corresponde a muito produto que poderia estar sendo vendido e consumido normalmente por aí.
Um movimento suspeito
Mais de 6 mil garrafas de cerveja correspondem a mais de 250 caixas de 24 unidades cada. Foto: Reprodução
Conforme foi relatado pelos agentes, a situação toda começou quando o motorista de um caminhão-baú decidiu passar por fora do posto fiscal e foi abordado logo após evadir-se do local. Esse movimento do motorista chamou a atenção dos agentes.
Quando foi questionado sobre a possibilidade de adulteração das bebidas que estavam nos engradados, ele informou que seriam entregues em Volta Redonda (RJ). Essa informação constava, inclusive, na nota fiscal que ele portava.
Os policiais procuraram o representante da cervejaria informada no rótulo das bebidas. Após uma análise de adulteração dos dados, validade dos lotes e horário da produção, a fábrica constatou a irregularidade e informou que as garrafas seriam de outra marca, não a que estava indicada no rótulo.
Volume da apreensão
Em números exatos, foram apreendidas 6.048 garrafas de 600 ml de cerveja, ou seja, 252 caixas de 24 unidades cada. Esse volume é suficiente para abastecer um evento de médio porte.
A ocorrência foi registrada na 99ª Delegacia Policial de Itatiaia e o motorista foi liberado após prestar depoimento, mas o caminhão ficou acautelado no posto policial e toda a carga foi recolhida.