Gmail sofrerá mudanças gradativas em seu visual a partir dos próximos dias
Até abril, em algum momento o usuário receberá sugestões para que ative o novo visual
Nesta semana, o Google anunciou que o Gmail está prestes a receber uma mudança de visual. A alteração se dará aos poucos, começando na semana que vem e tendo sua finalização prevista para o final de junho. Até lá, as mudanças serão opcionais para o usuário.
Leia mais: Sindicato elege Corra! como o melhor roteiro do século XXI
Essa substituição do layout padrão mudará a maneira como o Meet, o Chat e Espaços estão dispostos na página. Ao invés de continuarem apenas como elementos secundários da página inicial do Gmail, a ideia é que eles passem a ter seu próprio espaço, sendo tratados como seções distintas do workspace da Google.
Por mais que isso soe como um mero ajuste estético, a estratégia tem o objetivo de deixar o trabalho mais dinâmico, trazendo a integração dessas ferramentas a um único ambiente de trabalho, ao mesmo tempo que dá o espaço necessário pra que o potencial de cada uma delas seja aproveitado ao máximo.
Já que a ideia é transformar o Gmail numa espécie de “organizador e planejador de projetos” aos poucos, com a implementação do Google Workspaces, nem todos os usuários irão encarar as mudanças como algo positivo, principalmente aqueles que utilizam a ferramenta apenas pelo serviço de e-mail. A razão disso é que, para que as outras ferramentas da Google possam ter mais espaço, o protagonismo da famosa caixa de e-mails terá que diminuir, o que possivelmente resultará em muitos usuários confusos a partir da próxima semana.
Sai a caixa de e-mails clássica, entra o Google Workspaces
A antiga listagem de e-mails será substituída por notificações em pequenos círculos com números à esquerda, algo bem comum ao design de dispositivos móveis. O layout, que lembra muito o de aplicativos de celular, pode ajudar bastante os usuários a se adaptarem ao uso alternado de diferentes dispositivos. É um visual bem mais limpo, mas pode confundir aqueles que já estão acostumados com o visual de sempre.
Até abril, em algum momento, o usuário receberá sugestões para que ative o novo visual. Quem não ativar será automaticamente “migrado”, mas ainda terá a opção de voltar ao visual antigo nas configurações.
No entanto, a Google espera ter concluído a mudança até o final do segundo trimestre desse ano, sem a possibilidade do usuário retornar para a versão clássica. Pelo visto, a empresa já está convencida a investir nesse novo visual e a probabilidade do projeto ser abandonado ou repensado é muito baixa.