Geração Z assume o topo do ranking de maiores fãs de animes; confira

Uma recente pesquisa divulgou qual a geração de pessoas que mais consome animes na atualidade. O resultado é surpreendente. Confira!

Nas últimas décadas, o estilo de animações japonesas tem ganhado uma grande popularidade em todo o mundo, com uma crescente indústria de produções cada vez mais caprichadas em história e arte.

Além disso, o acesso a plataformas de streaming e as redes sociais permitem maior divulgação e compartilhamento dessas obras, aumentando o interesse da comunidade em torno dos animes.

A qualidade das produções e a diversidade nos gêneros das histórias garantiram ao mercado um alcance mais amplo de público, que já atinge todas as idades e continua atraindo novos fãs.

Contudo, nem todas as gerações consomem a mesma quantidade desse conteúdo. Então, qual a geração com mais fãs de animes? Uma nova pesquisa revelou essa resposta! Confira a seguir.  

A geração que mais assiste a animes

(Imagem: Attack on Titan/Nerd Hits/Reprodução)

Uma pesquisa feita pelo YourDictionary  usou sua função de pesquisa on-line WordFinder para determinar qual a geração de pessoas que mais consome animes no mundo.

Primeiramente, é importante estabelecer os critérios usados para definição de gerações, que não é padronizado, mas varia em pequenos intervalos entre os estudos e as pesquisas. Sendo assim, vamos definir as gerações usadas na pesquisa:

1. Baby Boomers

Embora sejam chamados de babies, são os nascidos entre o final da década de 1940 e o final de 1960.

2. Geração X

Esses são os nascidos entre o final da década de 1960 e meados da década de 1980.

3. Millennials

Em seguida, vem a geração Y, também conhecida como millennials, sendo estabelecida como o grupo de pessoas que nasceram entre o final da década de 1980 e o final da década de 1990.  

4. Geração Z

Por último, a geração Z é composta pelos nascidos em meados do fim da década de 1990 e o fim da década de 2010.

Levando isso em consideração, a pesquisa feita com cerca de mil usuários, por meio da análise dos dados do Google Trends, revelou que a geração mais participativa no universo dos animes é a Z, em que 69% dessas pessoas responderam assistir a animes.

Além disso, os millennials foram os seguintes, com 57% de espectadores, seguidos da Geração X, com 40%, e dos Baby Boomers, com 23%, sendo um público atraído pelas animações.

Confira os resultados oficiais

(Imagem: YourDictionary/Reprodução)

Mais dados da pesquisa

Além de saber quem são os mais interessados em animes, o estudo contemplou a pauta acerca da dublagem das obras. Foi pedido para os participantes escolherem quais os animes mais agradáveis em suas versões originais, legendadas, quando comparados com sua dublagem.

O anime “Attack On Titan” (Shingeki no Kyojin) ficou em primeiro lugar como o melhor anime legendado, juntamente de “Dragon Ball Z”, ambos com 34% dos votos. Em seguida, aparece “Naruto” com 33%, “Death Note” com 31% e “Demon Slayer” com 30% de eleitores.

Esse resultado pode vir pelo fato de algumas palavras serem perdidas na tradução, que adapta alguns termos, piadas e referências para as diversas línguas, melhorando o entendimento, mas perdendo a originalidade.

Além disso, o embate entre as gerações não para por aí. Isso porque, recentemente, uma pesquisa revelou que a Geração Z considerava o anime “Tokyo Revengers: Christmas Showdown” melhor do que o clássico “Pokémon“.

você pode gostar também