Fuja das multas: estes itens agora são obrigatórios nos automóveis; veja
Nova regra do Contran entrou em vigor no início deste ano para aumentar a segurança nas estradas. Indústria teve de se adaptar.
Desde o início de 2024, uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) está em vigor e, praticamente, alterou muita coisa na forma de se fabricar veículos no Brasil.
O texto tornou obrigatória a inclusão de determinados itens em todos os automóveis novos. Eles são considerados ferramentas avançadas que devem elevar o grau de segurança nas estradas do país.
A lei recente buscou se alinhar a critérios internacionais e aprimorar não só a autonomia veicular, mas também a conscientização dos motoristas no trânsito.
O que estipula a nova regra do Contran?
Fique atento aos equipamentos de segurança que veículos novos devem ter no Brasil – Foto: Reprodução
Tal medida havia sido adiada em 2021, em virtude da pandemia, mas foi retomada agora. Ela apresenta uma lista de itens obrigatórios para os veículos novos, como:
-
Luzes diurnas (DRLS): feitas para ajudar na visualização do automóvel por parte de outros motoristas ou pedestres;
-
Controle de estabilidade: sistema que ajuda a evitar derrapagens em curvas e atua em conjunto com o ABS;
-
Teste de impacto lateral: todos os carros deverão fazer esse teste para garantir a proteção dos passageiros em caso de batida lateral;
-
Alerta de cinto de segurança: aviso sonoro e visual no painel do carro, caso o cinto não esteja afivelado.
Impacto na indústria automobilística
As exigências dessa resolução do Contran impactaram diretamente a produção de carros novos no Brasil. As fábricas foram obrigadas a atualizar os modelos previstos para se enquadrar na regra.
A previsão é que tais mudanças reflitam, futuramente, na redução dos índices de acidentes e fatalidades no trânsito, tanto fora quanto dentro do perímetro urbano.
Os veículos novos que não tiverem os equipamentos exigidos podem ser penalizados, conforme o que está exposto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), com multas e aplicação de pontos na carteira de habilitação.