'Free Flow': motoristas relatam dificuldades e multas surpreendentes
Usuários de rodovias têm sofrido dificuldades no novo sistema de pagamento sem cabines, enquanto as reclamações aumentam.
Motoristas que transitam por trechos da Rio-Santos (BR-101) não parecem nada felizes e têm expressado frustração sobre novo sistema de pedágio ‘Free Flow’, uma modalidade sem cabines e cancelas que visa agilizar o tráfego.
Atualmente operando em um trecho de 130 quilômetros, entre Paraty e Itaguaí, no Rio de Janeiro, o sistema tem gerado insatisfação, devido a multas aplicadas a quem não efetua o pagamento da tarifa, mesmo que por desconhecimento ou dificuldades de acesso à fatura.
Entenda melhor a respeito dessas frustrações e do funcionamento da operação!
Dificuldades para pagar tarifas em novo pedágio
O modelo, que substitui as tradicionais praças de cabines com cancelas, foi implementado em 2022 e, desde então, motoristas alegam problemas para efetuar o pagamento pela internet.
A concessionária responsável, CCR RioSP, destaca que analisa as reclamações e assegura que há sinalização e divulgação do funcionamento do sistema.
Pedágio ‘Free Flow’ – Imagem: Free Flow/Reprodução
O ‘free flow’ opera por meio de pórticos com sensores, permitindo a passagem livre dos veículos.
No entanto, motoristas devem pagar a tarifa em até 15 dias, sob pena de multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira por evasão de pedágio, infração grave.
A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o uso do ‘Free Flow’, que já está em funcionamento em outras rodovias brasileiras.
O sistema, com tags instaladas nos veículos ou a leitura da placa para efetuar o pagamento, visa dar mais agilidade ao tráfego e substituir gradualmente as praças convencionais.
Apesar das promessas de eficiência, motoristas relatam falhas e alegam dificuldades em pagar as tarifas em todos os meios disponibilizados.
Em resposta, a CCR RioSP afirma que tem trabalhado para tornar o sistema mais acessível e destaca que o ‘Free Flow’ é o futuro da tarifação de pedágios no Brasil.
A ANTT orienta os usuários a entrarem em contato para esclarecer dúvidas e contestar multas.