Ford já teve cidade industrial na Amazônia, mas abandonou-a após fracasso

Você sabia? A Ford já estabeleceu uma cidade industrial na Amazônia com a intenção de produzir borracha, mas o projeto acabou não vingando.

A história de Fordlândia, a cidade industrial que Henry Ford construiu nas profundezas da Amazônia, é uma narrativa intrigante de ambição empresarial, desafios ambientais e culturais e, em última análise, do declínio de um ousado projeto industrial.

Durante a década de 1920, o visionário fundador da Ford Motor Company empreendeu um esforço significativo para criar uma comunidade autossustentável e uma plantação de borracha na Amazônia brasileira.

No entanto, a história de Fordlândia é marcada por dificuldades que levaram ao abandono do projeto, tornando-a uma lição fascinante sobre a relação complexa entre indústria e natureza.

Ford criou cidade industrial na Amazônia

Imagem: Reprodução/Acredite ou Não

O projeto começou em 1928, quando a Ford comprou uma grande área de terra na margem do Rio Tapajós, uma região remota da floresta amazônica.

O objetivo era criar uma comunidade industrial autossuficiente onde a borracha fosse produzida em larga escala.

Fordlândia foi planejada como uma cidade-modelo americana, com casas, escolas, hospitais, lojas e instalações esportivas. Até mesmo casas pré-fabricadas dos EUA foram enviadas para a Amazônia e montadas no local.

No entanto, o projeto enfrentou muitos desafios. O clima e o solo da região não eram adequados para o cultivo de seringueiras, as árvores que produzem borracha.

Além disso, a cultura e o estilo de vida impostos pela administração da Ford eram estranhos aos trabalhadores locais, resultando em insatisfação e conflitos.

As tensões culturais e o clima hostil contribuíram para a falta de sucesso do empreendimento.

Após duas décadas de problemas, Henry Ford finalmente vendeu a área para o governo brasileiro em 1945. Fordlândia nunca atingiu a produção de borracha esperada e o malfadado projeto industrial foi abandonado.

Hoje, a região é uma pequena cidade no estado do Pará, Brasil, e as estruturas remanescentes da época da Ford são lembranças históricas de uma ambição industrial que não teve sucesso na exuberante e desafiadora floresta amazônica.

você pode gostar também