Chega para inovar: conheça Firefly, nova IA geradora de imagens da Adobe

Previsão é de que o plano beta seja incorporado a outros programas da Adobe, como Photoshop, Illustrator e Premiere.

Nessa “loucura” de inteligência artificial (IA), as empresas não podem negar que também querem um espaço nesse meio inovador, que promove grandes oportunidades relacionadas à tecnologia.

Dessa vez, quem divulgou o próprio gerador de imagem por meio de IA foi a Adobe. No último dia 21, a empresa lançou o Firefly, gerador de imagem que cria conteúdos por meio de comando de voz.

O vice-presidente de IA generativa da Adobe, Alexandru Costin, acredita que qualquer um, com as próprias palavras, poderá criar diversos conteúdos tendo experiência na área ou não.

“Com Firefly, todos que criam conteúdo – independentemente de sua experiência ou talento – poderão usar suas próprias palavras para gerar conteúdo do jeito que sonham.”

Firefly: primeira IA geradora de imagens da Adobe

Essa ferramenta da Adobe se assemelha muito a outros geradores de imagens, como: Dall-E, Midjourney e Stable Diffusion. Mas o Firefly tem sido considerado mais fácil de usar.

Outro diferencial dos demais geradores de imagens são os milhões de imagens do Adobe Stock aos quais o Firefly tem acesso.

Confira um exemplo de imagens que já foram feitas pela IA:

Imagem: Yahoo/Reprodução

Os planos é de que, em breve, o beta seja incorporado a outros programas da Adobe, como Photoshop, Illustrator e Premiere. Mas em cada um desses programas o acesso ao Firefly será diferente.

Porém, todas as informações virão anexas às atualizações em cada um desses programas. O Firefly já é considerado encantador, uma vez que pode vetorizar imagens e criar pincéis personalizados por meio de uma descrição ou um esboço.

Firefly também permite que os artistas protejam suas artes e bloqueie o uso dessas artes na geração de imagens. Além disso, durante o treinamento de uso, é possível que o artista alimente a IA com suas próprias artes para personalizar as imagens por meio de seu próprio estilo.

A Adobe também fez, em 2022, o anúncio de que o Adobe Stock permitiria que artistas enviassem suas imagens criadas por IA para venda. Mas isso seria possível se eles atendessem a alguns requisitos importantes.

Dentre os requisitos, devem sinalizar que foi feita por IA, o artista deve os direitos autorais da imagem e, mesmo que seja realista, deve ser enviada como ilustração.

A Adobe, além de seu novo beta Firefly, pretende fazer muitas outras inovações com uso de inteligência artificial para agregar ainda mais valor aos programas que a empresa já tem.

você pode gostar também