Fim dos hackers: Krafton vai usar IA para identificar e banir trapaceiros no 'PUBG'
O sistema desenvolvido auxiliará na identificação de práticas abusivas no jogo, que já possui mais de 60 mil banimentos semanais. Confira!
A indústria dos jogos eletrônicos, tanto de consoles quanto mobile, vem demonstrando um crescimento admirável no universo do entretenimento, conquistando jogadores em todo o mundo. Um destaque recente entre os mais diversos gêneros é visto em games do tipo Battle Royale, que conquistam o público com sua competitividade e se tornaram líderes entre os mais jogados.
“PUBG: Battlegrounds“, um jogo mobile online desenvolvido pela Krafton, é um dos games mais populares da categoria. Infelizmente, sua fama atrai uma série de jogadores desonestos e hackers que utilizam estratégias ilegais para obter vantagens sobre os demais players.
Nesse cenário, muitos gamers acabam sendo prejudicados, tendo sua experiência comprometida pela injustiça praticada. Por isso, a empresa desenvolvedora já atua ativamente, anunciando uma estratégia tecnológica para identificar e banir trapaceiros.
IA será usada para identificar trapaceiros no ‘PUBG’
Foto: PUBG Battlegrounds/Divulgação
Recentemente, a produtora de games mobile divulgou que utilizará um sistema de IA para auxiliar na identificação de hackers, aumentando, assim, o número de contas banidas por práticas ilegais. Segundo a Krafton, o número semanal de banimentos é de cerca de 60 mil contas, podendo chegar até 100 mil, principalmente entre distribuidores de softwares trapaceiros.
“Toda semana, a equipe ‘PUBG: Battlegrounds Anti-Cheat’ identifica e impõe banimentos permanentes em uma média de 60.000 a um máximo de cerca de 100.000 contas”, revela o anúncio da Krafton.
É importante destacar que os hackers permanecem ativos mesmo com as medidas de proteção, o que exige uma maior supervisão, conforme já admitido pela empresa.
Como a IA será usada?
Primeiramente, deve-se entender que a maioria dos banimentos ocorre em contas vistas como sequestradas, correspondendo a cerca de 85% dos casos. Ou seja, trata-se de contas roubadas de outros jogadores. No entanto, existe outra forma de trapaça, na qual os criminosos atuam com grande maestria para adquirir benefícios fornecidos pelo jogo.
A Krafton revelou que seus desenvolvedores estão trabalhando em um sistema capaz de detectar os padrões usados para abusar do nível de maestria. Dessa forma, a empresa receberá ajuda da tecnologia para aprimorar o reconhecimento de contas que praticam atividades ilícitas.
É importante salientar que o sistema também identificará diversos métodos de trapaça, atuando a partir do seu aprendizado automatizado.
Resultados das ações da Krafton
Outro ponto citado pela companhia é que o uso da inteligência artificial já está sendo realizado e o número de banimentos de hackers aumentou consideravelmente desde a sua implementação, representando um crescimento de cerca de três vezes.
Além disso, os vendedores de contas ilegais estão elevando o preço de seus produtos, uma vez que a prática se tornou mais difícil. Com isso, o acesso fica cada vez mais inviável e muitos até mesmo desistiram do jogo.