Governo quer o FIM do ingresso de meia-entrada no Brasil

O governo do Brasil via Ministério da Economia e ANCINE (Agência Nacional do Cinema) estão estudando o FIM do ingresso de meia-entrada em cinemas, museus e teatros em todo o Brasil.

A ANCINE abriu estudos para avaliar o impacto político e econômico do FIM do ingresso de meia-entrada. O Ministério da Economia se posicionou a favor da anulação desses direitos culturais.

A ANCINE também divulgou que essa articulação veio como resposta à queda das vendas de ingressos de valor inteiro – cujo percentual se isolou em apenas 21,6% no ano de 2020.

FIM do ingresso de meia-entrada

Porém, essa ideia enfrenta um problema maior: o valor dos ingressos. Segundo o diretor do PROCON-SP e o secretário da Defesa do Consumir, Fernando Capez, acabar com esse direito do consumidor não dá quaisquer garantias de que o preço das entradas seja reduzida:

Isso é retirar um direito consolidado do consumidor. Não há garantia qualquer de que resulte em ingressos mais baratos.

A política de meia-entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos, foi instaurada em 2013 e serve como ativo para estimular a cultura no Brasil.

O debate sobre o FIM do ingresso de meia-entrada continua entre quem paga o valor integral e alega pagar alto para custear a meia-entrada de outras pessoas e de quem paga a meia-entrada e usa o direito.

Mais notícias em breve!

você pode gostar também