Filme ‘trágico’ de Steven Spielberg completa 40 anos. Você conhece a história?

‘No Limite da Realidade’ ficou marcado por situação extrema nos bastidores.

Já é consolidado no mundo todo que Steven Spielberg está entre os maiores diretores da história do cinema. Entre seus principais títulos estão “Tubarão” (1975), “E.T. – O Extraterrestre” (1982) e “A Lista de Schindler” (1993).

Uma das produções que contam com a sua direção é o chamado “No Limite da Realidade” (“Twilight Zone: The Movie“, em inglês), filme que poucos conhecem a história por trás.

‘No Limite da Realidade’

Imagem: Reprodução.

Lançado em 1983, “No Limite da Realidade” carrega uma trágica história por trás dos bastidores. O filme foi inspirado na série de terror “Além da Imaginação”, grande sucesso nos Estados Unidos durante a década de 1950.

A produção acontece em 4 atos, e que cada um deles possui situações diferentes, seguindo o gênero terror.

Imagem: Reprodução.

Veja a sinopse:

“1º Segmento: Bill Connor (Vic Morrow) é um homem racista, que sente na pele a sensação de exclusão apenas devido à cor de sua pele ao viajar no tempo até a Alemanha nazista. 2º Segmento: o sr. Bloom (Scatman Crothers) chega em um asilo e realiza os desejos dos moradores do local, ao transformá-los em jovens encarnações de si próprios. 3º Segmento: Anthony (Jeremy Licht), um garoto de 10 anos, ganha uma carona de Helen Foley (Kathleen Quinlan) e passa a aprisioná-la, juntamente com outras pessoas, em um universo por ele criado. 4º Segmento: John Valentine (John Lithgow) está em um avião e tenta convencer outras pessoas, inutilmente, da existência de uma criatura do lado de fora da aeronave, tentando sabotá-la.”

Apesar do enredo “simples” e de ser baseado em um grande sucesso, o filme ficou marcado por uma tragédia em seus bastidores. Isso fez com que ele fosse a primeira produção em que o diretor foi judicialmente autuado por acontecimentos no set de filmagem.

Tragédia

Spielberg não foi o único a dirigir o filme. O primeiro segmento, chamado “Time Out”, teve direção de John Landis.

A história fala sobre um personagem racista, interpretado por Vic Morrow, que faz uma viagem no tempo e é perseguido por nazistas durante a 2ª Guerra Mundial, além de guerrilheiros da Guerra do Vietnã. Esse acontecimento faz com que o indivíduo aprenda uma lição.

A grande questão está no que aconteceu por trás de um trecho.

Uma das cenas mostram o personagem principal em um helicóptero, resgatando duas crianças prisioneiras no Vietnã. A imagem, na atitude correta, seria gravada com dublês e bonecos por questões de segurança, porém o diretor Landis decidiu gravar com Vic Morrow e duas crianças, o que era proibido perante a lei.

O que já não estava correto, teve um fim trágico. Durante a gravação, o helicóptero perdeu o controle e atingiu o ator e as duas crianças que participavam da cena.

Consequências

John Landis foi levado a julgamento, mas não teve condenação, seguindo com a carreira de direção. Apesar disso, a tragédia acabou com a amizade entre ele e Steven Spielberg, além de ter se tornado marco em Hollywood e na mente do diretor.

Hoje, a segurança nos estúdios de filmagem são extremamente rigorosas, com todos os riscos pensados e mitigados.

Mesmo com tudo isso, “No Limite da Realidade” terminou de ser filmado e foi lançado no ano de 1983. O filme arrecadou cerca de US$ 29,4 milhões com bilheteria.

você pode gostar também