Ficou sem luz por mais de 4 horas? Você tem direito a desconto na conta de energia

Chuvas fortes em São Paulo deixaram muitas famílias sem luz por longos períodos, gerando grandes problemas. Veja como garantir seu desconto na conta de luz.

A falta de energia que tem impactado vários bairros da cidade de São Paulo desde a tarde da última sexta-feira (3) afetou aproximadamente 700 mil clientes até este domingo (5).

O cenário abre a possibilidade para os consumidores solicitarem descontos em suas contas de luz, considerando o período de mais de quatro horas sem eletricidade.

De acordo com a Resolução Normativa 1.000, de 2021, da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), os reembolsos são permitidos para cidadãos que ficaram sem energia por quatro horas.

Também há a possibilidade de quem sofreu danos ou prejuízos por falta de energia solicitar ressarcimento pelas perdas. Confira a seguir como esses procedimentos funcionam.

CNN Brasil/Reprodução

Como solicitar desconto na conta de luz?

Geralmente, esse tipo de reembolso é aplicado automaticamente pela Enel em até dois meses após a interrupção do serviço.

No caso de famílias que estão enfrentando prejuízos materiais devido à interrupção de energia elétrica, como danos a aparelhos elétricos, elas têm o direito de solicitar a reparação dos danos sofridos.

Nestas circunstâncias, determina-se que a concessionária de energia é responsável pelos danos resultantes de variações na rede.

De acordo com a Proteste, a reparação dos danos elétricos pode ocorrer por meio de três opções: conserto do aparelho danificado, substituição por um item similar ou custeio do conserto, e ainda, o reembolso do valor total do aparelho.

Para solicitar a reparação, é recomendável entrar em contato com a concessionária de energia o mais rápido possível. O pedido pode ser feito em um prazo de até 90 dias após a data provável do dano elétrico.

A Enel, empresa responsável pela distribuição de energia em São Paulo, divulgou um comunicado para esclarecer o ocorrido na última sexta-feira (3).

Na nota, a empresa afirmou que o vendaval que afetou a área de concessão em 3 de novembro foi o mais intenso dos últimos anos e resultou em danos consideráveis na rede de distribuição.

Além disso, mencionou que os especialistas da empresa estão trabalhando continuamente, 24 horas por dia, para acelerar os atendimentos e restabelecer o fornecimento para praticamente todos os clientes o quanto antes.

você pode gostar também